BIO-C Sealer pode ser usado na Técnica Híbrida de Tagger?

A obturação dos canais radiculares é a etapa final de um tratamento endodôntico e tem como finalidade preencher o espaço que antes era ocupado pela polpa do dente. Dentre as técnicas de obturação de canais está a técnica híbrida tagger, que consiste na compactação termomecânica de cones de guta-percha e cimento obturador. Para entender com […]

Angelus

3 min. de leitura

-

28 de julho de 2023

Compartilhe:

A obturação dos canais radiculares é a etapa final de um tratamento endodôntico e tem como finalidade preencher o espaço que antes era ocupado pela polpa do dente. Dentre as técnicas de obturação de canais está a técnica híbrida tagger, que consiste na compactação termomecânica de cones de guta-percha e cimento obturador.

Para entender com mais detalhes sobre esta técnica, convidamos o Dr. Douglas Giordani N. Cortez (CRO-PR: 10.285), Especialista em Endodontia e Implantodontia, Mestre e Doutor em Clínica Odontológica/Endodontia e professor de Endodontia da Universidade Estadual de Londrina, e dos cursos pós-graduação em Endodontia da Ei − Educação Inteligente/Uningá, no Polo Londrina/PR.

 

O que é a técnica híbrida de tagger?

A técnica híbrida de tagger é uma técnica de obturação termomecânica de canais radiculares que consiste em obturar o terço apical com o cone principal e mais um ou dois cones acessórios pela técnica da condensação lateral, e finalizar a obturação com a compactação termomecânica executada pelo compactador (como por exemplo os compactadores do tipo McSpadden) – este que é acionado no micromotor de baixa rotação do próprio equipo odontológico – a plastificação da guta percha é realizada pelo calor gerado por meio do atrito do compactador.

Essa técnica é recomendada para a maior parte dos casos, desde que não haja canais com ápice aberto e o cone de guta percha principal tenha o travamento adequado. 

Uma das grandes vantagens dessa técnica é que ela proporciona maior controle apical da condensação lateral, maior homogeneidade e compactação da guta-percha e ainda é possível corrigir a obturação várias vezes em uma mesma sessão. Além disso, a técnica híbrida de tagger é uma das mais populares devido a sua eficiência, custo e acessibilidade, uma vez que não exige equipamentos específicos, apenas um compactador de McSpadden.

 

Posso usar o cimento obturador BIO-C® Sealer nesta técnica?

Para poder usar a técnica híbrida de tagger é necessário se certificar de que o cimento obturador suporta altas temperaturas sem perda de propriedades fisicoquímicas.

O cimento obturador BIO-C® Sealer pode ser utilizado por meio dessa técnica, pois apresenta resultados positivos nos estudos sobre termo compactação, mostrando que os produtos permanecem estáveis mesmo quando submetidos à altas temperaturas.

 

 

Além disso, o BIO-C® Sealer também pode ser usado em outras técnicas de obturação, confira quais são as outras técnicas possíveis no perfil técnico:

 

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade