Caso Clínico Reconstrução Coronária | Angelus Odonto

Reconstrução coronária utilizando um pino e uma luva de fibra de vidro e resina composta

Pinos e fibras | Angelus

Renato Girelli Coelho
Caroline Felipe Magalhães Girelli
Andrea Barbosa do Valle Coelho
Wyllyanna Ferreira dos Reis

Introdução

A decisão com qual material e técnica restaurar dentes fraturados e tratados endodonticamente continua a ser um tema polêmico na classe odontológica. Dentes despolpados necessitam serem restaurados com técnicas e materiais que reforcem e protejam a estrutura dental remanescente (Albuquerque, 1996). Cada dente fraturado e tratado endodonticamente apresenta anatomia radicular e remanescente coronário único, dificultando o estabelecimento de um protocolo específico para a restauração.

Revisão da literatura

O uso de Pinos Fibra de Vidro anatomizados apresentou maior força de ligação, superior resistência à fratura, menor formação de fendas, redução dos níveis de estresse e desempenho superior comparado aos pinos não anatomizados (LEAL et.all, 2017). Os pinos fibra de vidro  não se assemelham totalmente à anatomia do canal radicular e adaptam-se de forma imprecisa a este, faz-se necessário utilizar quantidades excessivas de cimento resinoso para promover o preenchimento de espaço entre o remanescente dentário e o pino. A adição da resina composta ao Pino fibra de vidro melhora suas propriedades mecânicas e reduz a linha de cimento. O sistema SPLENDOR (Angelus), é um sistema de pino único ajustável para qualquer situação: canais estreitos, médios ou amplos. São indicados para apoio de restaurações e coroas protéticas. São universais, anatômicos, possuem alta retentividade e baixo risco de fratura radicular. Apresentam vários benefícios: Tamanho único para condutos estreitos, médios e amplos, ajustável ao formato do conduto de apical à cervical, além de adesão química, embricamento mecânico, dispensa desgaste excessivo da estrutura dental, modulo de elasticidade próximo ao da dentina.

Caso Clínico

O paciente G. S, apresentou o elemento 21 (Fig. 01) com fratura coronária e foi encaminhado, para realizar o tratamento endodôntico do dente. Após o tratamento endodôntico, foi realizado a cimentação de um pino e luva de fibra de vidro e a reconstrução coronária com resinas compostas. O sistema Splendor (Angelus) (Fig.02) foi o material de eleição, devido sua facilidade de cimentação, tamanho único para condutos estreitos, médios e amplos, ajustável ao formato do conduto de apical à cervical. Foi realizado o preparo de conduto com brocas tipo largo, logo após foi realizado a prova do pino de fibra de vidro e a luva (Fig. 03). A seguir foi realizado o preparo dos pinos, fazendo a desinfecção com álcool, logo após aplicou o silano no pino e na luva (parte externa e interna) (Fig.04 e 05), seguindo as orientações do fabricante e cimentado com o cimento autoadesivo sett pp (SDI). Foi inserido o cimento autoadesivo no interior do conduto (Fig. 6), logo após  o pino de fibra de vidro e sobre o pino a luva de fibra de vidro (Fig.7 e 8),removido o excesso de cimento, foi fotoativado por 30 segundos. A seguir foi realizado o munhão com resina composta Forma (Ultradent) (Fig 9).

Figura 1 – Sorriso Inicial
Figura 2 – Sistema Splendor
Figura 3 – prova do pino e luva
Figura 4 – Aplicação do Silano
Figura 5 – Aplicação do sistema adesivo
Figura 6 – Inserção do cimento no conduto
Figura 7 – Polimento
Figura 8 – Polimento
Figura 9 – Tratamento Finalizado

Conclusão

Para restauração de dentes destruídos, parcial ou totalmente, onde foram necessários realizar tratamento endodôntico, a utilização de pinos de fibra de vidro aliado as resinas compostas, tem apresentado resultados estéticos e funcionais satisfatórios, levando a utilização destes materiais com uma frequência regular no consultório.

Deixe um comentário

Produtos em destaque

Imagem imagem_1

LANÇAMENTO

BIO-C® REPAIR

Material reparador biocerâmico pronto para uso (putty): a dose ideal para a prática clínica!

Imagem imagem_1

Curativo intracanal

BIO-C® TEMP

Pasta biocerâmica para curativo intracanal

Imagem imagem_1

Cimentos obturadores

BIO-C® SEALER

Cimento obturador biocerâmico pronto para uso

Icone download Materiais Informativos

Acesse bula, catálogo, perfil técnico e trilhas de conhecimento para saber mais sobre nossos produtos!

Leia também

Nenhum caso clínico encontrado 😅

Angelus Logo

SAC

Serviço Especializado de Atendimento ao Consumidor
Angelus e Prima Dental by Angelus
Segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 (GMT-3).

Acesse Também

Termos e Condições

Redes Sociais

Angelus

LinkedinFacebookInstagramYoutubeTelegram

Prima Dental by Angelus

LinkedinFacebookInstagramYoutube

FALE CONOSCO:

Icone Telefone

+55 (43) 2101-3200
+55 (43) 2101-3201

Icone Localização

Rua Waldir Landgraf, 101
Lindoia, Londrina – PR, Brasil
CEP: 86031-218

© 2024 Angelus Industria. Todos os direitos reservados. Site Desenvolvido por Beatz

Angelus Odontologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.