Otimizando para crescer

Próximo de completar seus 30 anos, a Angelus se encontra em um momento importante de sua história, o de continuar entregando produtos odontológicos inovadores em mais de 80 países, com excelência. Frente a este grande desafio, o papel de um diretor industrial é fundamental para garantir a eficácia das operações industriais, bem como a qualidade […]

Angelus

6 min. de leitura

-

26 de agosto de 2023

Compartilhe:

Próximo de completar seus 30 anos, a Angelus se encontra em um momento importante de sua história, o de continuar entregando produtos odontológicos inovadores em mais de 80 países, com excelência. Frente a este grande desafio, o papel de um diretor industrial é fundamental para garantir a eficácia das operações industriais, bem como a qualidade dos produtos fabricados e a sua disponibilidade para atender à demanda global.

Para explicar melhor como atender a este desafio, confira abaixo a entrevista com o Arthur Castro Filho, Diretor Industrial da Angelus:

Quais são os principais objetivos de otimização fabril da Angelus?

Posso dizer que a otimização da área industrial tem como objetivo atender as demandas crescentes de nossos clientes ao redor do mundo. Nossos produtos precisam estar em linha com os requisitos regulatórios, precisamos ser competitivos no mercado e, sem dúvidas, atender os critérios de qualidade acordados. Acreditamos que nossa demanda será crescente nos próximos anos e precisamos estar preparados para responder à altura.

Quais estratégias a Angelus está adotando para melhorar a eficiência dos processos de produção e reduzir o tempo de entrega para atender todos os clientes com excelência e qualidade?

Inicialmente, nossa estratégia passa por estabilização de processos com a consequente entrega/atendimento aos nossos clientes. Nossa visão de qualidade compreende alguns aspectos que seguem o anagrama QCAMS:

 – Qualidade intrínseca – mede o acordado com nossos clientes;

– Custo – mede a nossa competitividade – na busca por processos mais eficientes e redução de desperdícios;

– Atendimento – realizar as diferentes entregas nos prazos acordados com nossos clientes;

– Moral – avalia como nossa operação está aderente aos valores da empresa. Aqui na Angelus podemos relacionar diretamente ao resultado da pesquisa GPTW;

Segurança – atender todos os quesitos acima sem comprometer a segurança de nossos colaboradores.

Além disso, também trabalhamos com uma abordagem conhecida como “6 Sigma”, que está se mostrando uma aliada importante para o atingimento das metas propostas pela empresa!

Quais medidas a Angelus costuma adotar para reduzir desperdícios e melhorar a gestão de estoque, especialmente considerando as demandas variáveis de diferentes mercados, nacionais e internacionais?

A redução de desperdícios faz parte do dia a dia da operação, passando pela redução de problemas fabris até a determinação do volume ótimo de nossos estoques: matéria-prima e produto acabado. O uso de metodologias para o mapeamento dos processos internos atrelada a ferramentas da qualidade são os guias para a nossa jornada.

Temos objetivo de estender as ferramentas de gestão para a cadeia de fornecedores e clientes a fim de termos previsibilidade nas entregas e demandas, atendendo de forma ainda mais assertiva nossos clientes, possibilitando assim uma melhor gestão de estoques.

Como a melhoria contínua é importante para otimizar a fabricação dos produtos da Angelus?

A adoção de ferramentas para a melhoria contínua é fundamental para a organização. O olhar precisa estar na evolução constante; a melhoria precisa estar baseada na ciência e, temos muitas ferramentas e metodologias sendo aplicadas na Angelus. O uso da metodologia Six Sigma é uma delas. Iniciamos com o mapeamento dos processos e na coleta de dados baseada em uma estratégia para aprendizado e com a velocidade que o mercado nos exige. Primeiro, transformamos dados em informações, depois transformarmos informações em análises, e elas direcionam a nossa tomada de decisão de forma clara e assertiva.

 

Como a empresa está se preparando para enfrentar os desafios de logística e distribuição ao otimizar a produção para mais de 80 países?

Podemos dizer que estamos baseados em “3 P”: Pessoas, Processos e Produtos. 

Temos produtos inovadores e com excelente qualidade em nosso portfólio e, temos um time dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de soluções e melhoria de performance.

Temos processos desenhados e sempre em evolução para acompanhar o que nos é exigido. Sob a ótica da logística, estamos desenvolvendo nossa cadeia de suprimentos a fim de termos as entregas programadas de acordo com nossa necessidade, seja por melhoria em nossos contratos existentes, seja na homologação de novos fornecedores à base.  A obtenção de previsões de vendas nos permite adequar a nossa estrutura e assim realizar as entregas dentro do que fora acordado, ou seja, estamos aprimorando nosso processo ao longo de toda a cadeia – fornecedores, manufatura e entrega ao cliente final.

Acreditamos que as pessoas são fundamentais para enfrentar os desafios, elas precisam estar preparadas e motivadas a enfrentá-los. Aplicamos ferramentas de desenvolvimento profissional em diferentes níveis de nossa organização com programas e treinamentos que vão da execução da operação de inventários em nossos estoques até ao plano de desenvolvimento da liderança. Indubitavelmente, este é o pilar que nos levará a concretização de nossos objetivos.

Poderia nos explicar um pouco sobre o novo centro de distribuição da Angelus e as obras de expansão?

O centro de distribuição já está em fase de construção, atendendo ao nosso planejamento e cronograma.  Neste momento, estamos na fase de instalação das estruturas metálicas e da cobertura a todo o vapor! Pretendemos finalizar a execução total da obra até o final deste ano.

Este investimento significa dobrar a área destinada aos armazéns, o que trará maior flexibilidade na entrega de produtos e acuracidade na execução dos pedidos. Com este novo centro de distribuição, melhoraremos nosso fluxo de materiais no processo desde seu recebimento até a expedição.

Caso você seja profissional da área odontológica ou faça parte da comunidade acadêmica, aproveite para participar de nosso programa de visita à fábrica.

Além de conferir as instalações deste novo centro de distribuição, que marca um passo significativo em nossa jornada de excelência, nesta visita, você também vai saber:

  • Como tudo começou;
  • Tecnologia;
  • Inovação;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Qualidade;

Esperamos ansiosamente por este encontro e pela oportunidade de compartilhar insights, conhecimento e descobertas inovadoras.

Gostou deste conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade