Cuidar de pessoas nos torna GPTW novamente!

A Angelus celebrou recentemente e, pelo segundo ano consecutivo, a renovação de uma importante certificação na área de Gestão de Pessoas, a GPTW – Great Place to Work. Esta certificação é concedida a empresas que demonstram um alto nível de excelência em relação ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional. A metodologia da pesquisa […]

Angelus

7 min. de leitura

-

8 de julho de 2023

Compartilhe:

A Angelus celebrou recentemente e, pelo segundo ano consecutivo, a renovação de uma importante certificação na área de Gestão de Pessoas, a GPTW – Great Place to Work. Esta certificação é concedida a empresas que demonstram um alto nível de excelência em relação ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional.

A metodologia da pesquisa propõe que a cultura de confiança, a liderança efetiva, o propósito e os valores alinhados geram um ambiente propício para que cada pessoa possa desenvolver o seu melhor, ou seja, seu objetivo é impactar melhores resultados para pessoas, negócios e sociedade.

Para manter a certificação, toda empresa certificada como “Ótimo lugar para se trabalhar” precisa continuamente investir em boas práticas que possibilitem que seus colaboradores confiem e vejam propósito no trabalho e na empresa. “Cada pesquisa e conquista nos incentiva a buscar constantemente melhores práticas de gestão de pessoas e outros aspectos que impactam a experiência dos colaboradores como um todo” – afirmou Daísa Alves Proença, Coordenadora de Recursos Humanos da Angelus.

Além de incentivar a melhoria contínua na Angelus, a certificação GPTW também é considerada importante porque ajuda na atração, retenção e engajamento dos colaboradores e na percepção da reputação da empresa como marca empregadora.

Para explicar melhor como o reconhecimento de sermos um “Ótimo lugar para se trabalhar” impacta na Angelus, convidamos a Coordenadora de Recursos Humanos Daísa Alves Proença. Ela é graduada em Psicologia, com especialização em Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Competências, e com experiência de 10 anos na área de Recursos Humanos.

 

O que um bom ambiente de trabalho deve oferecer para um colaborador?

O ambiente de trabalho deve ser saudável e respeitoso nas mais variadas situações para que todos se sintam seguros física e psicologicamente. Nesse sentido, a cultura da empresa deve prezar por relacionamentos saudáveis e colaborativos. A comunicação deve ser clara e aberta, a fim de gerar confiança e possibilidades de desenvolvimento. Além disso, é importante valorizar a diversidade e promover a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores. Isso inclui tratamento igualitário, ambiente livre de discriminação e oportunidades de crescimento profissional para todos. Os colaboradores devem sentir-se valorizados e reconhecidos por seu valor e entregas. É necessário que haja propósito no trabalho e orgulho em pertencer.

 

Como obter esta certificação de ótimo lugar para se trabalhar?

A Pesquisa de Clima da GPTW é feita através da avaliação de cinco fatores, sendo eles: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Para cada fator, o colaborador precisa responder e avaliar aspectos como liderança, possibilidades de crescimento, discriminação, orgulho em pertencer e colaboração entre as pessoas. Para que os resultados da pesquisa sejam entregues para a empresa, é necessário que no mínimo 70% dos colaboradores respondam a pesquisa. A pesquisa é totalmente sigilosa, e é importante que esses aspectos sejam divulgados previamente aos colaboradores pois eles precisam encontrar um ambiente de segurança ao participar da pesquisa. Empresas com nível de favorabilidade ou satisfação dos colaboradores acima de 70% recebem o selo e certificação GPTW – Great Place to Work. Essa certificação é válida por um ano, ou seja, após a pesquisa é importante entender os resultados e traçar planos de ação com as lideranças para avaliar a efetividade das ações no próximo ano.

 

Quais são os critérios avaliados na pesquisa de clima desta certificação?

A Pesquisa de Clima da GPTW é feita através da avaliação de cinco fatores, sendo eles: Credibilidade (dos líderes para com os liderados), Respeito (no tratamento para os colaboradores), Imparcialidade (dos líderes em relação aos membros do time), Orgulho (do colaborador em pertencer à empresa) e Camaradagem (entre indivíduos e equipes).

 

Quais ações foram tomadas a partir do primeiro ano de certificação GPTW na Angelus?

Após o recebimento dos resultados, fizemos uma devolutiva para o time de liderança e traçamos com eles alguns planos de ação. Primeiramente, formatamos e iniciamos um Programa de Desenvolvimento de Líderes que ao longo de 8 módulos abordou e orientou nosso time em temas como: Liderança de Alto Impacto, Pipeline da Liderança, Cultura Organizacional, Gestão de Si Mesmo, Estilos de Liderança, Gestão do Desempenho, Desenvolvimento de Equipes e Gestão da Mudança. A cada módulo, os líderes precisavam desenvolver algumas atividades de imersão nos assuntos, e atividades práticas com as suas equipes. Além disso, investimos e reforçamos nosso plano de comunicação interna, garantindo o alinhamento de informações para todos os colaboradores.

Já neste segundo ano, estamos trabalhando com as lideranças de cada área ajudando-os a identificarem quais são os pontos de melhorias de seus departamentos. Iremos revisar nosso pacote de benefícios, criar programas de mentorias internas e programas de reconhecimento. Também pretendemos estar mais próximos de nossas equipes, a fim de fornecer feedbacks e subsídio de crescimento de carreira.

 

Qual é a relação do reconhecimento como um ótimo lugar para se trabalhar com os valores da Angelus?

Antes de falarmos sobre o selo e recertificação como um ótimo lugar para trabalhar, é necessário mencionar que é extremamente gratificante saber que nossos colaboradores confiam na empresa, e investiram tempo para responder a pesquisa e propor melhorias. No primeiro ano, tivemos 79% de adesão à pesquisa, já no segundo ano, tivemos 93% de adesão, ou seja, um crescimento de 14 pontos percentuais.

Essa confiança está totalmente atrelada aos nossos valores, principalmente nosso “primeiro valor” que é Respeito às Pessoas. Acreditamos que um ambiente respeitoso gera um ambiente saudável, relações duradouras não somente com nossos colaboradores, mas com todos os indivíduos que nos relacionamos, como nossos clientes e fornecedores. Em algumas afirmativas como “eu me sinto respeitado aqui” tivemos recorde de satisfação, com nota superior à de empresas que são benchmarking a nível nacional.

 

Quais são os benefícios da certificação GPTW para o crescimento da Angelus?

O primeiro benefício é o de que os próprios colaboradores podem dizer que trabalham em um ótimo lugar para se trabalhar, pois acreditamos que o orgulho em pertencer gera não somente melhores performances, e sim desenvolvimento sustentável para todos. Além disso, nos ajuda a sermos reconhecidos no mercado de trabalho como marca empregadora que prioriza as melhorias contínuas em Gestão de Pessoas, fortificando nossa visão de respeito e valorização aos nossos colaboradores. Por fim, esta certificação é favorável à nossa estratégia de atrair, reter e engajar pessoas com o crescimento do negócio.

 

Quais são os planos para manter e melhorar os resultados da certificação GPTW para os próximos cinco anos?

Nosso plano basicamente é continuar ouvindo nossos colaboradores, e trabalhar planos de melhorias e crescimento em conjunto com as lideranças e diretoria. Estamos trabalhando para que em cinco anos estejamos entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil!

 

Para continuar acompanhando as conquistas da Angelus como esta, lembre-se de se cadastrar para receber nosso newsletter mensal em seu e-mail.

E, para saber mais sobre a certificação GPTW, acesse o site Great Place to Work.

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade