Quando vale a pena fazer atendimento domiciliar?

Você sabe como é o trabalho do dentista que realiza atendimento domiciliar? Conheça mais sobre essa atuação e veja se vale a pena!

Angelus

6 min. de leitura

-

18 de novembro de 2022

Compartilhe:

Os profissionais da odontologia podem atuar de diversas formas, com o objetivo de oferecer o melhor cuidado aos seus pacientes. Uma dessas possibilidades é o dentista realizar atendimento domiciliar, também chamado de home care.

Nesse sentido, vale a pena conhecer mais sobre esse tipo de trabalho, pois ele gera muitas dúvidas para quem se forma na área. Afinal, o atendimento em casa tem algumas particularidades que devem ser observadas. Desse modo, você poderá avaliar se a opção faz sentido para a sua carreira.

Quer saber mais sobre o atendimento domiciliar na odontologia e quando ele pode ser interessante para os profissionais? Continue a leitura para conferir!

 

O que é o atendimento domiciliar e como funciona?

Para saber se vale a pena trabalhar com o atendimento domiciliar em odontologia, primeiramente é preciso entender o que é e como funciona esse tipo de cuidado. O serviço surgiu na década de 1980 na área médica, nos Estados Unidos, como “home health care”.

Em tradução livre, ele significa “cuidados de saúde em casa”. O atendimento em casa foi uma alternativa encontrada para reduzir os custos da internação hospitalar, proporcionando uma forma diferente de tratamento.

A solução se mostrou eficaz para outros tipos de cuidados e, assim, foi aprimorada com o passar dos anos. Nesse sentido, a odontologia domiciliar é realizada por um dentista capacitado, munido de equipamentos portáteis que podem ser transportados até o local onde o paciente se encontra.

Os procedimentos também exigem adaptação para a aplicação das técnicas clínicas no ambiente doméstico. Desse modo, no home care é possível realizar desde os atendimentos mais simples, como os cuidados preventivos, até procedimentos mais complexos — mais complexos — por exemplo, a exodontia.

O funcionamento dessa modalidade é similar à tradicional. O paciente solicita o acompanhamento e recebe a visita do profissional, que faz a avaliação e indica quais são os tratamentos necessários para o caso dele.

É importante que a atenção seja multidisciplinar, solicitando os especialistas mais aptos a atender cada demanda que for apresentada pelo quadro clínico do paciente. Também é relevante destacar que o tratamento não precisa acontecer necessariamente na residência do paciente.

Apesar de ser utilizado o termo “atendimento domiciliar”, também é possível obter a assistência em outro local em que essa pessoa se sinta confortável — inclusive em hospitais, em caso de internação.

 

Quais pacientes podem ser atendidos em domicílio?

Agora que você já conhece mais sobre a odontologia domiciliar, é fundamental observar o público atendido. O atendimento pode ser destinado a qualquer pessoa, mas existem alguns grupos que se beneficiam mais da proposta.

 

Idosos

Os pacientes idosos podem ter dificuldades de locomoção, sendo interessante para esse público contar com um acompanhamento em seu lar. Essa é uma forma de oferecer mais conforto no atendimento, além de fortalecer a relação entre paciente e dentista.

Outro ponto relevante é que esse grupo pode ser dependente ou parcialmente dependente. Isso significa que são pessoas que precisam de auxílio para a rotina básica, como os cuidados com a higiene. Esses casos demandam uma atenção especial da equipe multidisciplinar.

Para o paciente idoso, também é necessário observar outras condições de saúde que podem interferir no tratamento odontológico. Alguns exemplos são: diabetes, Alzheimer, hipertensão arterial, etc.

 

Pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência também representam uma categoria importante para o tratamento odontológico domiciliar. Algumas condições afetam a locomoção, sendo mais cômoda a atenção na residência do paciente.

Ademais, em certos casos, o dentista pode desenvolver cuidados para promover a capacidade mastigatória — que promove mais qualidade de vida. Além do atendimento ao paciente, o profissional também tem a responsabilidade de orientar os familiares e cuidadores.

 

Qual a importância do atendimento domiciliar?

Esse é um trabalho de grande valor social, pois torna possível o cuidado com a sua saúde bucal às pessoas com dificuldades de comparecer a um consultório.

Como você viu, esse serviço também demanda do profissional uma consciência a respeito de outras condições que podem afetar os pacientes atendidos. Assim, ele considera as particularidades dessas pessoas para prestar um tratamento adequado e humanizado.

Portanto, o dentista que realiza o atendimento domiciliar executa um trabalho importante de inclusão. Com a assistência oferecida, ele reforça o cuidado mais humano na odontologia e o respeito às necessidades dos pacientes.

Quando vale a pena fazer atendimento domiciliar como dentista?

Como foi possível aprender, o dentista que faz o atendimento domiciliar tem responsabilidades importantes no cuidado com os seus pacientes. Assim, esse é um campo com boas oportunidades de trabalho, mas que exige habilidades diferentes do profissional.

Por exemplo, é necessário saber adaptar as técnicas da odontologia ao ambiente doméstico. Além disso, você deve contar com os equipamentos básicos para oferecer uma atenção completa à pessoa atendida.

Assim como as consultas em clínica, existem muitos protocolos a serem cumpridos — e a adaptação pode ser desafiadora. Logo, é válido comparar os custos dos materiais e o valor a ser cobrado por consulta para entender os retornos que podem ser obtidos nesse formato de trabalho.

Portanto, para saber se vale a pena fazer o atendimento doméstico, é necessário considerar os próprios interesses e objetivos profissionais. Esse é um campo de atuação com possibilidades de aprendizagens importantes, além de ter uma demanda de trabalho atrativa.

Mas, ao mesmo tempo, o serviço requer dedicação, comprometimento e atenção para as questões sociais envolvidas nos procedimentos. Com esses aspectos em mente, você pode tomar uma decisão consciente para traçar os seus caminhos profissionais.

Agora você conhece mais sobre o trabalho do dentista que oferece atendimento domiciliar. Como vimos, esse é um campo de grande importância social, pois proporciona maior inclusão. Aproveite as informações para verificar se ele se adequa aos seus interesses.

Gostou das informações que acabou de conhecer sobre o atendimento domiciliar em odontologia? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e faça com que ele chegue a outras pessoas!

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade

Trilhas de conhecimento

Trilhas de conhecimento

Conheça as trilhas de conhecimento da Angelus para entender melhor sobre produtos e técnicas baseadas em evidências científicas.