Prótese provisória com reforço de fibra: é mais duradoura?

Quando ocorre a perda de um elemento dental devido a problemas que levam à extração dentária, o paciente deve realizar no consultório a reabilitação com a prótese provisória. A solução é indicada para reabilitar função e estética dental, principalmente após a extração de um ou mais dentes anteriores. Para aprofundar o conhecimento no assunto, entrevistamos […]

Angelus

6 min. de leitura

-

27 de abril de 2024

Compartilhe:

Quando ocorre a perda de um elemento dental devido a problemas que levam à extração dentária, o paciente deve realizar no consultório a reabilitação com a prótese provisória. A solução é indicada para reabilitar função e estética dental, principalmente após a extração de um ou mais dentes anteriores.

Para aprofundar o conhecimento no assunto, entrevistamos Rodrigo Ribeiro (CRO-PR:14.493), especialista em Prótese Dentária e Periodontia. Neste conteúdo, o profissional explica a finalidade, as vantagens, o processo de confecção, a conservação, o custo-benefício, entre outros tópicos sobre a prótese provisória com reforço de fibra.

Boa leitura!

 

Afinal, o que é a prótese provisória?

Respondendo à questão, o profissional diz que a prótese dentária provisória é um dispositivo odontológico que substitui os dentes perdidos para preservar as funções bucais até o momento de instalação da prótese definitiva (nas modalidades fixa ou removível) sobre os tecidos da cavidade oral.


Qual é a finalidade da prótese provisória?

A prótese provisória é uma opção, de acordo com Rodrigo Ribeiro, para quem sofre com a perda de elementos dentários e precisa resolver, o quanto antes, a função estética em dentes anteriores e posteriores. Assim, a pessoa evita maiores problemas na boca e em outros órgãos do corpo humano.


Quando a prótese provisória é indicada para o paciente?

Dispositivo temporário, a prótese provisória é indicada, entre outras situações, para manter a função mastigatória e a estética enquanto o paciente não finaliza o tratamento protético na clínica odontológica. Atualmente, a prótese provisória com reforço de fibra é uma opção para aumentar a longevidade e a funcionalidade do elemento


Que fibras são empregadas para o reforço da prótese provisória?

O especialista em Prótese Dentária afirma que, apesar de haver várias marcas no mercado odontológico, a maioria das empresas utiliza fibra de vidro, composto da aglomeração de filamentos de vidro altamente flexíveis. “Esse tipo de fibra para reforço de próteses provisórias necessitam estar envolvidas por resina composta fluida”, afirma.


Quais são as vantagens da prótese provisória com reforço de fibra?

Ribeiro entende que, ao seguir rigorosamente a técnica de confecção da prótese provisória com reforço de fibra, o profissional terá muitas vantagens, uma vez que o material tecnológico melhora as funções e a estética do sorriso.

O profissional também defende que a prótese provisória com reforço de fibra é mais fácil de trabalhar na técnica de confecção e que o paciente sente bastante conforto ao utilizar o material, já que o cirurgião-dentista consegue dar um acabamento melhor a ela, deixando-a praticamente igual aos dentes naturais.

 

Por que a prótese com reforço de fibra é mais duradoura?

Quando comparada a uma prótese provisória sem reforço, a prótese com reforço de fibra tende a durar mais. “Quando o cirurgião-dentista coloca o reforço na prótese, além de ganhar longevidade, você ganha bastante em resistência. E isso também influenciará, com certeza, na durabilidade da peça”, comenta Rodrigo Ribeiro.


Como é o processo de confecção da prótese provisória com reforço de fibra?

“No caso do reforço em uma prótese adesiva, eu faço um preparo dos dentes adjacentes com um condicionamento ácido e, às vezes, tenho que utilizar a broca para fazer algum preparo e poder encaixar a fibra de vidro com a resina composta”, detalha Ribeiro.

O profissional também conta que é comum utilizar um dente de estoque para conseguir inserir a fibra de vidro no dispositivo. Ao envolver a fibra com a resina composta, todos os elementos permanecem unidos, sendo cimentados de forma adesiva nos dentes adjacentes.


Por que a prótese com reforço de fibra tem ótimo custo-benefício?

“Como prótese provisória, a prótese com reforço de fibra sai mais barata para o paciente porque o cirurgião-dentista instala diretamente na boca, ou seja, a peça não precisa passar por terceiros nem é enviada a um laboratório”, diz Rodrigo Ribeiro.

Por se tratar de uma confecção na boca, o especialista também lembra que isso gera um benefício grande para o operador. “Você faz direto na boca e isso traz bastante conforto, agilidade e ganho financeiro para o paciente e para o dentista”, conclui.


Que dicas evitam problemas no uso da prótese provisória com reforço de fibra?

O especialista comenta que a dica mais importante na utilização da prótese provisória é observar se o material está completamente coberto com resina composta, pois, caso a fibra esteja exposta ao meio local, existe um risco de a umidade da boca enfraquecer a ligação da fibra com a resina e ocasionar problemas futuros para o paciente.


Como deve ser a conservação da prótese com reforço de fibra?

Para manter a funcionalidade da prótese provisória com reforço de fibra, é preciso redobrar os cuidados com a manutenção convencional, quando o paciente deve utilizar o fio dental e realizar a limpeza com escovas interdentais.

“Isso tudo faz parte do cuidado, assim como evitar mastigar alimentos mais sólidos, que podem trazer problemas para a conservação do dispositivo”, resume o profissional.


Como a Angelus pode ajudar especialistas em prótese provisória com reforço de fibra?

Rodrigo Ribeiro indica o uso de INTERLIG®, especialmente para o caso de contenção periodontal, esplintagem de dentes traumatizados, reforço de restaurações extensas e, claro, confecção de próteses provisórias adesivas diretas.

Tecnologia desenvolvida pela Angelus, a fibra de vidro trançada e impregnada em resina composta fotopolimerizável dispensa o uso de tesoura especial, além de economizar tempo e material, apresentar alta resistência flexural, facilidade de adaptação à boca e fácil manuseio para a proteção das fibras quando expostas à luz e ao calor.

Portanto, para contar com facilidade de corte, pré-impregnação, maleabilidade do produto e praticidade da embalagem em sachê, faça como Rodrigo Ribeiro e utilize INTERLIG® na confecção da prótese provisória com reforço de fibra de vidro.

Neste conteúdo, você descobriu o que é, qual é a finalidade e quais são as vantagens da prótese provisória com reforço de fibra. A opção é considerada mais resistente quando comparada a próteses sem esse tipo de reforço, acelerando o tratamento odontológico com mais conforto e praticidade para o paciente.

 

Conheça mais detalhes desse produto baixando o perfil técnico!

 

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade