Conheça as melhores dicas para gestão de consultórios odontológicos

Você sabe como fazer a gestão de consultórios odontológicos? Entenda como ela funciona e confira as melhores dicas para aplicar na sua clínica!

Angelus

7 min. de leitura

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8 de abril de 2022

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Saber como funciona uma gestão de consultórios odontológicos e aplicá-la ao seu estabelecimento é fundamental para os dentistas. Afinal, ao empreender na odontologia, além de todo conhecimento técnico, exige uma boa administração do negócio.

Nesse sentido, questões como controle financeiro, agendamentos, obrigações de pagamentos, cobrança de clientes e outras são relevantes para o bom andamento do consultório. Você sabe como fazer tudo isso? Se a resposta for não, vale a pena conhecer as melhores dicas para essa administração.

A seguir, você entenderá mais sobre a gestão de consultórios odontológicos e a importância de realizá-la com cuidado.

O que é gestão de negócios e como ela funciona?

Antes de ler especificamente sobre os consultórios odontológicos, você deve entender como funciona uma gestão de negócios de forma geral. Esse procedimento diz respeito a todos os empreendedores — sejam eles profissionais da saúde ou não.

A gestão de um negócio consiste em administrar pessoas, finanças, estratégias e procedimentos com foco em objetivos. Geralmente, a meta é obter lucro. Afinal, essa é a finalidade dos negócios. Contudo, os objetivos não precisam se limitar a isso.

Dentro de um negócio é possível determinar diversas metas. Assim, o gestor consegue solucionar problemas, atrair mais clientes, melhorar os serviços prestados e buscar a expansão do empreendimento, por exemplo.

Como a gestão é aplicada em consultórios odontológicos?

Depois de saber o que é a gestão de um negócio, é importante relacioná-la aos consultórios odontológicos, pois eles possuem particularidades interessantes. Além disso, é comum que esses conhecimentos não sejam vistos em faculdades de odontologia.

No entanto, aprender sobre essa gestão é fundamental para os consultórios e para o próprio profissional. Nesse contexto, o dentista responsável pelo gerenciamento precisa ter noções de gestão de pessoas, organização de documentos, controle de orçamento etc.

Essas questões podem trazer dificuldades, principalmente para quem está começando ou passou por uma expansão importante do consultório. Isso porque as demandas gerenciais costumam ser desafiadoras para diversos profissionais — inclusive para dentistas.

Vale destacar que, na área de saúde, a gestão envolve a responsabilidade imprescindível com os pacientes. Dessa forma, é fundamental ter um trabalho voltado ao atendimento e ao comprometimento dos profissionais envolvidos nas consultas.

Afinal, problemas com os tratamentos podem causar danos irreversíveis ao paciente e ao consultório. Então, além das rotinas normais de toda gestão empresarial, os consultórios odontológicos demandam cuidado especial ao paciente e aos procedimentos.

Qual a importância de fazer uma boa gestão de consultório odontológico?

Como você percebeu, uma boa gestão de consultório odontológico trata de diversos processos relacionados à empresa. Dessa maneira, ela passa pelo primeiro atendimento e agendamento até a análise de resultados para atingir objetivos.

Ou seja, se não houver uma gestão eficiente, os consultórios odontológicos não conseguirão se manter relevantes e alcançar as metas propostas. Ainda, os profissionais não poderão desempenhar suas funções com tranquilidade e com o potencial desejado.

Dessa maneira, a má gestão traz um efeito de bola de neve. Enquanto o negócio em si fica carente de um norte e de soluções para os diferentes cenários, os profissionais também saem prejudicados.

Essas situações podem diminuir o lucro, afastar novos clientes e criar uma reputação negativa para a clínica. Logo, a gestão de consultórios odontológicos é um fator essencial para a prestação de serviços, agindo em conjunto com toda a capacidade dos dentistas envolvidos.

Como fazer uma gestão eficiente do seu consultório?

Ao conhecer conceitos e detalhes sobre a gestão de consultório odontológico, é preciso saber como realizar o serviço com qualidade. Acompanhe a seguir as melhores dicas para gestão de consultórios odontológicos.

Conheça as rotinas empresariais

A primeira dica para fazer uma boa gestão é conhecer as principais rotinas empresariais. Elas estão relacionadas à gestão de pagamentos e contas, organização de documentos, cumprimento de obrigações fiscais, entre outras.

Uma boa ideia é contar com um setor ou profissionais especializados na área, para trazer mais tranquilidade para a gestão. Desse modo, eles podem cuidar das rotinas organizacionais da empresa enquanto você foca na atividade-fim.

No entanto, se isso não for possível, o dentista pode adquirir conhecimentos sobre o assunto e consultar profissionais mais experientes. Além disso, contar com softwares, planilhas e programas voltados à administração e gestão pode ajudar muito.

Foque no atendimento e nos serviços

Como você viu, a gestão de um consultório não abarca somente questões administrativas. Nesse contexto, o atendimento e os serviços prestados são essenciais para que seu negócio se destaque e renda mais.

Portanto, nunca deixe o atendimento dos clientes e os serviços de lado. Essa cultura deve começar desde o primeiro contato, ainda na recepção. Mostre que a clínica pode resolver o problema trazido e como ela fará isso.

Contar com profissionais capacitados, equipamentos em bom estado de conservação e funcionais é essencial. Assim, os dentistas poderão demonstrar, de maneira mais robusta, seu conhecimento ao paciente e fazer um tratamento com toda a segurança necessária.

Busque a fidelização

Além do atendimento e do tratamento realizado no cliente com segurança, é preciso buscar a fidelização. Isso significa manter os pacientes fiéis ao consultório odontológico após o tratamento necessário.

Assim, eles sempre lembrarão dos dentistas responsáveis e retornarão em outras ocasiões. A fidelização também melhora a propaganda orgânica da clínica, trazendo redução de custos na conquista de novos clientes.

Para isso, o consultório deve focar em práticas de gestão voltadas ao pós-tratamento. Atitudes como entrar em contato para realizar perguntas sobre satisfação com os resultados, saber se tudo correu bem e se houve algum problema é fundamental.

Manter um contato frequente pode ser decisivo na fidelização — mas sempre com a concordância e sem exageros. Dessa forma, o paciente sabe que o consultório não se preocupa apenas em vender o tratamento, mas o trata como uma pessoa importante.

Conheça soluções da área

Outra questão essencial sobre a gestão de um consultório diz respeito às soluções e novidades da área. Uma boa clínica precisa contar com equipamentos e com a tecnologia necessária para prestar seu serviço de forma eficaz.

Mesmo que, em um primeiro momento, haja um custo de aquisição, as soluções trazem retornos importantes. Dessa maneira, a clínica se mantém atualizada com o mercado e demonstra aos seus pacientes a preocupação com a utilização dos melhores equipamentos.

Agora você já conhece dicas para a gestão de consultórios odontológicos. Lembre-se de que esses procedimentos são fundamentais para administrar uma clínica, trazendo resultados em relação ao faturamento e à satisfação de seus pacientes!

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