Guia completo de marketing digital para dentistas

Um dos segredos para o sucesso de uma clínica odontológica é a criação de campanhas de marketing digital para dentistas. Essa é uma prática essencial atualmente porque o público está presente no meio virtual e ali procura por soluções para seus problemas. É dessa forma que fazemos a captação de novos pacientes, mantendo o volume […]

Angelus

18 min. de leitura

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15 de novembro de 2019

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Um dos segredos para o sucesso de uma clínica odontológica é a criação de campanhas de marketing digital para dentistas. Essa é uma prática essencial atualmente porque o público está presente no meio virtual e ali procura por soluções para seus problemas.

É dessa forma que fazemos a captação de novos pacientes, mantendo o volume constante de consultas. Mas, para alcançar bons resultados, é preciso investir nas estratégias certas, que realmente promoverão um efeito positivo na divulgação do seu trabalho.

Como o universo do marketing costuma ser um desafio para os dentistas, preparamos este artigo com o intuito de criar um guia prático para você descobrir como divulgar o seu trabalho. Continue lendo para conhecer algumas estratégias eficazes, saber como criar campanhas atrativas e outras informações para colocar a sua clínica em destaque no mercado!

A importância do marketing digital para dentistas

Antes de falarmos sobre as estratégias para criar campanhas de marketing digital para dentistas, é interessante que você entenda por que essa prática é necessária. Nesse sentido, a primeira coisa que pedimos é para você analisar os hábitos de consumo atuais do público em geral.

Perceba que, cada vez mais, as pessoas exploram a internet como uma forma de procurar soluções para os seus problemas. Mesmo quem deseja encontrar um cabeleireiro, um restaurante ou oficina mecânica em seu bairro recorre ao meio virtual para procurar referências.

Sendo assim, é indispensável que empresas de todos os setores marquem sua presença na internet para se manterem competitivas no mercado. Do contrário, o público terá sua atenção voltada para a concorrência, uma vez que ela está presente nesse meio e, sendo assim, encontra-se em maior evidência.

Clínicas e consultórios odontológicos também se enquadram nessa realidade. Quando alguém precisa de um especialista dessa área, procura na internet empresas e profissionais que possam atender às suas necessidades.

Portanto, uma forma de atingir o seu público-alvo é criando campanhas de marketing digital. Dessa forma, você terá uma grande vitrine na internet para apresentar os seus serviços, colocando-se sempre à disposição dos pacientes.

Campanhas de marketing digital para dentistas são fundamentais para garantir a sobrevivência da clínica no mercado. Elas promovem diversos benefícios e, a seguir, listamos os principais deles para que você entenda melhor o que estamos falando.

Fortalecimento da marca

Cada vez mais o mundo virtual se funde ao físico, por isso, as empresas precisam estar presentes também na internet. Essa é praticamente uma obrigação, uma vez que o público espera encontrar ali produtos e marcas com os quais tem afinidade.

A divulgação da sua clínica ou consultório odontológico nesse meio ajuda a fortalecer a sua marca, pois ela é colocada em evidência 24 horas por dia. Demonstra que você está acompanhando a modernidade e que disponibiliza para o seu público todos os canais que ele precisa para conhecer os seus serviços e entrar em contato.

Além disso, permite marcar sua presença evitando que a concorrência se destaque mais e tenha a preferência do público. As campanhas de marketing digital para dentista estão sempre reafirmando o seu nome no mercado, o que profissionaliza ainda mais seu trabalho.

Atração do público

É verdade que as estratégias de marketing convencional, como panfletagem, anúncios em revistas, jornais e rádio, ainda têm um efeito positivo para atrair o público. Porém, como ele também está presente na internet, é fundamental que você explore esse meio.

Não se esqueça de que as pessoas, além de pesquisarem produtos e serviços na internet, procuram indicações e a avaliação de outros para fazer uma boa escolha. Portanto, se você tiver boas referências no meio virtual conseguirá atrair ainda mais pacientes, sem falar que a internet não se limita a dias e horários, por isso, seu nome estará sempre em evidência.

Fidelização de pacientes

Algumas estratégias que podem ser exploradas em campanhas de marketing digital para dentistas, além de fazerem a divulgação do trabalho, fidelizam os pacientes. Esse é o caso das redes sociais e do marketing de conteúdo.

Esse processo acontece porque a internet permite um contato maior com o público. Essa proximidade cultiva um relacionamento mais pessoal, que ativa a confiança do paciente. Resumidamente, você passa a fazer parte do dia a dia dele, evitando que se esqueça da sua clínica e acabe partindo para a concorrência.

Credibilidade no mercado

Uma das estratégias de marketing digital para dentistas envolve a criação de conteúdos úteis para o público, como artigos vídeos e infográficos. Esse material disponibiliza informações sobre doenças bucais e medidas de prevenção, por exemplo, por isso, demonstram de forma direta o conhecimento do profissional.

Sendo assim, o marketing digital também ajuda a dar mais credibilidade para o especialista e a clínica. Afinal, comprova que ele tem total capacitação para solucionar os problemas que os pacientes estão vivenciando, além de contribuir com a saúde bucal das pessoas sem cobrar nada por isso.

Estratégias de marketing digital para dentistas

Existem diversos recursos, ferramentas e canais que podem ser explorados para divulgar empresas na internet. Por isso, na hora de criar campanhas de marketing digital para dentistas é importante conhecer as principais delas e explorá-las adequadamente para divulgação dos serviços odontológicos.

Embora todas essas possibilidades estejam disponíveis para qualquer tipo de negócio, é preciso que o modo como elas são utilizadas esteja voltado para os interesses de cada segmento. Dessa forma, a campanha terá as características ideais para ser atrativa para o público-alvo.

A seguir, abordamos as principais estratégias de marketing digital que você pode utilizar para divulgar a sua clínica ou consultório odontológico.

Site

Para existir, uma clínica odontológica deve ter um ponto fixo, não é verdade? Mas, para que ela marque presença na internet, também precisa de um espaço exclusivo, e é basicamente esse o conceito de um site. Ele é um local reservado para você divulgar o seu consultório no meio virtual, atuando como um tipo de vitrine.

Ter um site é essencial porque esse é um espaço independente de qualquer outra plataforma. Por meio dele são divulgadas informações relevantes sobre a clínica e os profissionais que atuam nela. É nesse local que você apresentará para o seu público:

É verdade que você pode utilizar plataformas de terceiros para fazer divulgações, como os sites de pesquisas de médicos e dentistas. Mas nesse caso não é possível ter uma garantia de que as informações estarão sempre disponíveis.

No caso do site, como ele é um espaço seu, depende de você mantê-lo no ar. Além disso, ele oferece uma liberdade maior para veicular informações e dados importantes, sem mencionar que é totalmente personalizado para fortalecer e reafirmar ainda mais a sua marca.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que está muito em alta porque impacta de forma direta o público-alvo. Ele traz informações úteis no momento exato em que essas pessoas precisam delas para encontrarem soluções para seus problemas.

Apostar nele é uma excelente alternativa para atrair pacientes para o consultório odontológico. Afinal, com esse conteúdo disponibilizado gratuitamente, o profissional compartilha seu conhecimento, demonstra que é um especialista e cativa o público, tanto por que ajuda como pela credibilidade que adquire.

Esses materiais podem ser veiculados de diferentes maneiras, como por meio de artigos, vídeos, animações, infográficos, e-books, podcasts, entre outros. Existem diferentes maneiras de fazer a divulgação deles, uma delas é o blog.

Juntamente com o site da clínica você pode criar um blog com foco específico no marketing de conteúdo. Ali poderá publicar informações referentes aos serviços que você presta, relacionando os ao problema com as soluções disponíveis.

Mas também existe a possibilidade de utilizar outras plataformas, como o YouTube, para publicar vídeos. Temos, também, as redes sociais, que são outra grande tendência do momento. Ou seja, basta definir qual é o melhor formato de conteúdo para o seu público-alvo e como fazer essas informações chegarem até ele. É interessante divulgar informações sobre:

  • doenças bucais;
  • causas de problemas;
  • tratamentos oferecidos pela odontologia;
  • opções modernas de procedimentos;
  • tecnologias utilizadas na odontologia;
  • métodos preventivos.

Aborde temas que permitam à pessoa conhecer os problemas que afetam a boca, como eles podem ser tratados, trabalhando sempre de uma maneira educacional. Lembre-se sempre de relacionar os problemas aos tratamentos que você oferece.

Redes sociais

As redes sociais concentram um grande número de pessoas e são utilizadas pelas empresas para manter um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo. Por isso, elas também são uma excelente alternativa para fazer o marketing digital para dentistas.

Em todos os setores, as pessoas desejam ser tratadas de uma forma humana, mas, quando se trata de saúde, esse atendimento humanizado é ainda mais importante. Cultivar uma relação de proximidade é uma das formas de aplicar essa prática.

Por meio das redes sociais, você pode veicular os conteúdos que produziu, fazer postagens sobre o dia a dia da clínica, trazer dicas rápidas, abordar temas atuais, entre muitas outras ações. Além disso, tem a oportunidade de interagir com os pacientes.

Elas também são uma ótima forma de fazer divulgação e propaganda gratuita. Afinal, quando o público gosta das postagens ele compartilha e também marca outras pessoas para que elas possam ver esse conteúdo. Porém, para que isso aconteça ele precisa ser realmente interessante.

Os posts das redes sociais devem despertar algum tipo de emoção nas pessoas para que elas não fiquem indiferentes a eles. Devem ser curiosos, divertidos, empáticos, preocupantes, enfim, algo que realmente vale a pena ser compartilhado.

Não se esqueça de que atualmente existem diferentes tipos de redes sociais. Talvez nem todas sejam adequadas para a sua clínica porque o perfil dos usuários modifica de uma para outra. Além disso, seus recursos são distintos. As principais opções que encontramos são:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • LinkedIn.

O ideal é que, com base no perfil do seu público-alvo e no tipo de conteúdo que você pretende veicular, verificar qual delas é a mais adequada, sendo aquela que concentra seus pacientes em potencial e atende as necessidades de divulgação da sua clínica.

E-mail marketing

Muitos acreditam que o envio de e-mail é uma prática de marketing antiquada, porém, isso não é verdade. Essa estratégia ainda é muito eficaz quando utilizada corretamente porque faz com que a mensagem chegue diretamente e exclusivamente para aquela pessoa.

Agora, o que se faz é personalizar as mensagens para que elas passem a impressão de intimidade, como se fosse algo único, escrito especificamente para quem está recebendo. Por isso, o conteúdo deve ser muito bem elaborado e tratar a pessoa pelo seu nome.

Lembrando que e-mail marketing não pode ser confundido com spam. É fundamental que o proprietário do endereço eletrônico autorize o envio de mensagens. Por isso, você precisa coletar esses endereços, seja por meio do cadastro de pacientes ou de uma newsletter disponibilizada no site ou blog da clínica. Não é uma boa prática comprar listas prontas.

As mensagens de e-mail marketing podem ser enviadas com o intuito de apresentar novos conteúdos postados no blog ou rede sociais, divulgar ofertas e promoções ou então conter felicitações em datas especiais, como aniversário, Natal, Dia das Mães e outros.

Por isso, essa estratégia também é uma forma de manter a fidelização dos pacientes, cultivar um relacionamento mais próximo deles e fazer com que estejam constantemente se lembrando da sua clínica.

SEO

SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Consiste em um conjunto de técnicas que são trabalhadas em sites, blogs e outras páginas da internet para deixa-las mais visíveis para motores de busca como o Google.

Funciona da seguinte forma: quando uma pessoa faz uma pesquisa na internet, ela digita um termo em um site de busca, certo? Os algoritmos utilizados por eles fazem uma varredura nas páginas da internet para encontrar aquelas que se referem a esse termo. Depois, exibem uma lista daquelas que parecem ser mais interessantes para o internauta.

É dessa forma que os sites e blogs conseguem ter destaque entre as milhões de páginas que encontramos no meio virtual. Aqueles que fazem o melhor trabalho de SEO atraem a atenção desses motores de busca e conseguem melhores posições na lista de resultados. Veja algumas estratégias para fazer essa otimização:

  • criação de conteúdos únicos;
  • tamanho dos artigos publicados;
  • uso de palavras-chave;
  • elaboração de títulos interessantes;
  • divisão do artigo em subtítulos;
  • imagens leves e de boa qualidade;
  • links para outros artigos do blog;
  • design voltado para aparelhos móveis.

Você pode encontrar muitas informações sobre esse assunto em sites especializados, que dão dicas de como fazer essa otimização. Mas também pode optar por terceirizar essa tarefa, deixando a encargo de especialistas para que eles adequem o seu site ou blog para ficarem mais visíveis para os motores de busca.

Links patrocinados

Os links patrocinados são uma excelente estratégia de marketing digital para dentistas e empresas de outros ramos. Eles trazem excelentes resultados porque podem ser personalizados para atingirem exatamente o público que você deseja atrair.

Essa ferramenta consiste em investir em anúncios publicitários que são posicionados em lugares estratégicos das páginas para atrair a atenção do internauta. Eles colocam a empresa em evidência para que o seu site seja visitado.

Quando digitamos algum termo de busca no Google, por exemplo, muitas vezes os primeiros resultados são anúncios de links patrocinados. Mas eles também podem ser encontrados nas redes sociais, como o Facebook, inclusive em postagens divulgadas no Feed de Notícias.

Além de colocar em destaque o nome da sua clínica, são uma boa alternativa porque favorecem a gestão de consultório odontológico no que se refere às suas finanças. Isso porque é possível configurar esses anúncios para que atendam exatamente ao orçamento que você tem disponível.

Existem aqueles que são cobrados por clique, ou seja, você somente vai pagar o anúncio quando uma pessoa acessá-lo. Então, fica mais fácil manter o controle do investimento em propaganda evitando um alto custo com uma estratégia que pode não trazer o resultado esperado.

Regras de publicidade e propaganda para dentistas

Um fato muito importante na hora de fazer o marketing digital para dentistas é não se esquecer de que existem algumas regras que precisam ser seguidas. Elas estão estabelecidas no Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia, aprovado pela resolução CFO-118/2012.

Essa publicação aborda diversos direitos e deveres dos profissionais que atuam na área odontológica, sendo os cirurgiões-dentistas, profissionais técnicos, auxiliares e pessoas jurídicas. Entre os vários temas abordados, no capítulo 16 encontramos as melhores práticas para anúncio, propaganda e publicidade odontológica.

Ele ressalta que as divulgações podem ser feitas em qualquer meio de comunicação, no entanto, é preciso que obedeçam aos preceitos constantes no código, sendo algumas práticas permitidas a veiculação:

  • da área de atuação do profissional;
  • de procedimentos e técnicas de tratamento;
  • dos títulos de formação acadêmica do profissional;
  • dos dados de endereço e contato;
  • de informações sobre convênios e credenciamentos;
  • do logotipo.

No entanto, aponta, também, quais seriam as práticas que constituem infração ética, sendo algumas:

  • propaganda enganosa;
  • informações que implica em comercialização da odontologia;
  • divulgar técnicas, terapias e tratamentos sem comprovação científica;
  • fazer críticas a outros profissionais;
  • realizar atendimentos em veículos de comunicação de massa;
  • divulgar dados do paciente sem o seu consentimento;
  • induzir à crença de exclusividade da clínica;
  • adotar técnicas que caracterizem concorrência desleal e desvalorizem a profissão.

Por isso, antes de elaborar suas campanhas, é fundamental uma leitura atenta do Código de Ética para ter certeza daquilo que pode ser praticado e do que o infringe. Assim, você não terá complicações com a divulgação dos seus serviços.

Detalhes importantes para criar campanhas de marketing

As campanhas de marketing digital para dentistas requerem um planejamento. É preciso definir quais são as melhores estratégias e abordagens, a fim de alcançar bons resultado e, para que você possa fazer esse planejamento, é importante estar atento a alguns detalhes, como os que listamos a seguir.

Desenvolvimento de uma marca forte

Uma marca forte é aquela que transpassa profissionalismo, cativa o público e ganha a sua confiança. Portanto, uma das suas primeiras preocupações deve ser com o modo como a sua clínica será apresentada para as pessoas.

Pense em um logotipo que esteja de acordo com os serviços que você presta, escolha muito bem as cores, as fontes, entre outros aspectos que vão compor a identidade visual da sua clínica. Não se esqueça de padronizar todos os materiais produzidos, tanto os gráficos quanto os digitais, bem como o próprio local em sua fachada e decoração.

Estudo do perfil do público

Quais são as pessoas que mais estariam interessadas nos serviços que você oferece? É essencial responder essa pergunta, pois é dessa maneira que você descobrirá quem é o seu público-alvo, ou seja, que tipo de pessoa se caracteriza como um paciente em potencial.

Uma vez que você descobriu quem é o seu público-alvo, pode estudar o perfil dele coletando informações sobre faixa etária, classe social, problemas que vivencia, expectativas, poder aquisitivo, entre muitas outras.

Tudo isso é importante para que você saiba como conversar com esse público, onde encontrá-lo na internet e que tipo de material é mais interessante para essas pessoas. Desse modo, poderá elaborar campanhas totalmente personalizadas para que sejam atrativas para elas.

Utilização da linguagem adequada

Perceba que não falamos com as pessoas sempre da mesma forma. O modo como nos dirigimos a uma criança é diferente de quando falamos com um adolescente ou um adulto. A forma como nos expressamos deve estar adequada para cada grupo de pessoas.

Além disso, os temas que abordamos são diferentes porque cada um tem interesses distintos. Então, para fazer suas campanhas de marketing, é importante utilizar uma linguagem que esteja adequada ao seu público-alvo.

Existem grupos que se preocupam mais com a saúde bucal, outros têm um foco maior na estética do sorriso. Há aqueles que pensam no custo-benefício e os que não se assustam com grandes orçamentos. Portanto, a linguagem da campanha deve conversar com o público que você deseja atingir.

Atenção ao cenário atual

Em todos os ramos de atuação, observar o que a concorrência está fazendo é essencial para não ficar para trás e ainda definir um diferencial. O marketing digital para dentistas precisa seguir esse princípio a fim de que você adote estratégias que sejam uma boa tendência no momento.

Essa é uma questão que exige atenção constante, porque as mudanças ocorrem de uma forma muito rápido atualmente. Então, sempre observe como está o cenário atual, quais são as novas ferramentas, o que as pessoas estão procurando e o que os seus concorrentes estão fazendo para que você se adeque ao mercado.

Não se esqueça de, periodicamente, analisar os resultados alcançados com as suas campanhas de marketing digital para dentistas. Essa verificação é importante para saber o que de fato trouxe retorno e o que ainda precisa ser melhorado. De toda forma, marque sua presença na internet para se manter próximo do público e destacar os seus serviços.

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