Evidenciador de placa bacteriana: por que é melhor?
Quando o assunto é o cuidado com a saúde bucal, tanto os dentistas quanto os pacientes estão à procura dos melhores métodos e produtos para manter a região devidamente higienizada. Uma alternativa que existe há alguns anos no mercado é o evidenciador de placa bacteriana que, como o próprio nome indica, revela o local em […]
6 min. de leitura
-16 de outubro de 2020
Quando o assunto é o cuidado com a saúde bucal, tanto os dentistas quanto os pacientes estão à procura dos melhores métodos e produtos para manter a região devidamente higienizada. Uma alternativa que existe há alguns anos no mercado é o evidenciador de placa bacteriana que, como o próprio nome indica, revela o local em que ela está acumulada.
Embora essa não seja uma novidade no mercado odontológico, o produto mudou e agora conta com novas tecnologias, que oferecem resultados mais consistentes. Se você quer entender um pouco melhor como ele funciona, os tipos disponíveis e, por fim, como evitar a placa bacteriana, então, este artigo foi feito para você. Leia até o final e fique por dentro do assunto. Confira!
O que é um evidenciador de placa bacteriana?
Também conhecido como revelador de placa bacteriana, ele tem o objetivo de pigmentar e evidenciar o local em que ela está acumulada. O seu uso tem um apelo educativo para os pacientes, principalmente se considerarmos que a população (em geral) tem dificuldade de perceber a placa bacteriana.
Além de ser utilizado na vida adulta, o produto também pode ser explorado por crianças que começam a cuidar da higiene de forma mais independente ou, ainda, de mães e pais responsáveis por esse cuidado. Isso porque esses dois grupos costumam ter dúvida se estão escovando bem os dentes ou se tem alguma região mal escovada.
Quem é destro, por exemplo, tem a tendência de escovar bem o lado esquerdo e um pouco menos o lado direito e os dentes do fundo. Com um evidenciador pigmentado, a criança e/ou os pais visualizam melhor e isso é ótimo para a educação.
O evidenciador funciona como um verdadeiro aliado nesses casos, já que revela onde ela está acumulada por meio da pigmentação. Essa é uma ajuda e tanto, tendo em vista que seu acúmulo pode causar cárie, tártaro e gengivite.
O produto pode funcionar como um direcionador de onde escovar com mais cuidado e ajudar o paciente a eliminar a placa diariamente com o auxílio do fio dental e escovação. O evidenciador de placa bacteriana ajuda a realizar uma higienização mais eficiente e, como consequência, menos cárie e doença periodontal.
A diversidade de coloração
Como adiantamos, o evidenciador de placa bacteriana atua por meio de uma coloração que evidencia o acúmulo de substâncias indesejadas no dente. Ele pode agir em diferentes tonalidades, como o verde de malaquita e fuscina.
Em algumas versões mais tecnológicas, como o Evidenciador de Placa Angie, o material ajuda a diferenciar a placa madura de uma recente — tudo isso por meio de cores distintas. Como as placas mais antigas são as responsáveis por causar cárie e outros problemas (já que os microrganismos precisam se organizar melhor), existe um apelo didático ainda maior nesse caso.
Por que evidenciadores de placa bacteriana são melhores?
Os dentistas bem treinados não precisam de evidenciador para enxergar os locais em que há acúmulo de placa — eles conseguem perceber isso com um jato de ar com a seringa tríplice. Por outro lado, a solução pode ser muito educativa para os pacientes (assim como em pesquisas em que é preciso fazer o registro sistemático).
Escovar os dentes pode parecer uma coisa simples, mas requer uma atividade motora fina. Fazer a tarefa com maestria é difícil, então, o evidenciador é útil para desenvolver a habilidade do paciente e melhorar a qualidade da sua escovação.
O produto também melhorou significativamente com o desenvolvimento de tons diferentes para o tempo de existência da placa. Dessa forma, a aplicação pode ser feita em casa e ajuda a perceber há quanto tempo a placa está ali. Essa informação pode ser usada de forma didática para melhorar a qualidade da limpeza bucal.
Por exemplo, algumas vezes, o revelador mostra um índice de placa de 70%. O dentista pode usar esse dado e estabelecer a meta de baixar para 40%. É possível estabelecer metas numéricas e, por isso, é importante ter essa ferramenta, que possibilita uma medida educativa, principalmente para o paciente.
Como evitar a formação de placa bacteriana?
Para concluir, é importante entender que outras medidas podem ser adotadas para evitar a formação e acúmulo de placa bacteriana. Veja algumas, que elencamos a seguir:
Escovar bem os dentes
A escovação pode parecer um passo simples, mas faz toda diferença. Ela é uma das principais etapas para quem quer manter a boca limpa e, assim, evitar diversos problemas. Por isso, é preciso ensinar o paciente a fazer isso da maneira correta e incorporar o hábito de forma recorrente, principalmente antes de dormir, ao acordar e após as refeições principais.
Usar o fio dental
O fio dental é negligenciado por boa parte dos brasileiros, mas deve fazer parte da rotina de quem quer evitar o acúmulo de placa bacteriana. Isso porque os restos de alimentos ficam retidos nos espaços interdentais e acabam servindo como substrato para as bactérias. Elas podem aproveitar esses resíduos para se desenvolver com mais facilidade.
Dar atenção para a alimentação
O açúcar (sacarose) é o principal substrato para a formação da placa bacteriana cariogênica. Por isso, oriente o paciente a restringir ao máximo o consumo de bebidas e comidas doces e, caso não resista, investir em uma higienização completa logo em seguida.
Manter as consultas periódicas ao dentista
Para fechar, é importante lembrar o paciente de visitar o dentista com frequência. O cuidado e a observação de um profissional ajudam a evitar esse e outros perigos para a saúde bucal. Portanto, vale a pena reforçar que ele não abra mão de um especialista quando o assunto for evitar a formação de placa bacteriana.
Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor sobre o evidenciador de placa bacteriana, não deixe de incluir esse produto como um aliado na estratégia de combater o acúmulo de bactérias na boca. Além disso, lembre-se de explorá-lo como uma ótima solução educativa. Saiba mais sobre o Evidenciador de Placa da Angie!
Clique abaixo para conhecer melhor nossos produtos para odontopediatria:
Índice
Trilha do Splendor
É 100% online e gratuito, inscreva-se agora!
Trilha do Interlig
É 100% online e gratuito, inscreva-se agora!
Leia também!
Clínica odontopediátrica: como adaptar seu consultório
7 min. de leitura
-28 de outubro de 2022
A odontopediatria é a especialidade que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Por conta das particularidades desse público-alvo, a abordagem da odontologia deve ser diferente. Afinal, as crianças não têm a maturidade de um adulto para entender o tratamento odontológico.
Continue lendo
Como falar sobre saúde bucal com as crianças?
7 min. de leitura
-8 de outubro de 2022
Você sabe como falar sobre saúde bucal com crianças? Aprenda 8 dicas para lidar com os pequenos na consulta e tornar o atendimento mais
Continue lendo
Como aplicar o manejo comportamental na odontopediatria?
6 min. de leitura
-6 de agosto de 2021
O atendimento de bebês e crianças exige um preparo especial do dentista, sendo necessário adotar técnicas de manejo comportamental na odontopediatria. Seja por ser um lugar novo, seja pelo contato com uma pessoa desconhecida ou por outros aspectos — o fato é que o paciente pode estar ansioso
Continue lendo
3 comentários
02/06/2024
qual material
02/06/2024
Gostaria do material sobre o assunto
02/06/2024
Gostaria do material disponivel