Saiba quais são as especialidades que estão em alta na Odontologia!

Você sabia que existem mais de 20 especialidades na odontologia? Descubra quais delas estão em alta em 2023 e podem ajudar a alavancar a sua carreira!

Angelus

6 min. de leitura

-

24 de fevereiro de 2023

Compartilhe:

O mercado de odontologia é muito aquecido no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, o setor movimenta mais de 38 bilhões de reais ao ano. Além disso, a lucratividade de uma clínica pode chegar até 40%.

Em contrapartida, o Brasil é o país com maior número de dentistas — quase 20% dos odontologistas do mundo estão em território brasileiro. Por esse motivo, o profissional que deseja se destacar, deve ter um diferencial, como investir em uma das especialidades na odontologia.

Pensando nisso, você sabe qual área está em alta? Neste post, você descobrirá quais especializações estão em evidência na odontologia!

Confira!

 

O que é uma especialidade na odontologia?

Para começar, vale a pena entender o conceito de especialidade na odontologia. Quando o aluno se forma na faculdade, ele se torna um dentista que, na prática, é como um clínico geral.

Desse modo, o profissional pode atuar de forma genérica e imediata, mas não se aprofunda em casos específicos. Assim, ele está capacitado para limpeza dental, tratamento de cáries, cuidados com a gengiva e outros atendimentos gerais.

Contudo, esse dentista não está qualificado para procedimentos mais específicos, como um tratamento de canal ou ortodôntico. Para isso, ele precisa se dedicar a uma especialidade da odontologia, como endodontia e ortodontia, respectivamente.

Sendo assim, uma especialidade odontológica é uma área da odontologia que delimita a atuação aprofundada do profissional. Dessa maneira, ela visa capacitar o dentista para oferecer tratamentos cada vez mais adequados e de qualidade ao paciente.

 

Quais são as especialidades que estão em alta em odontologia?

Agora que você já sabe exatamente o que é a especialidade odontológica, descobrirá quais são as áreas que estão em evidência no mercado. Acompanhe!

 

Endodontia

A endodontia é a área que estuda a preservação do dente por meio do tratamento das alterações da polpa dentária e dos tecidos peri-radiculares. Dessa maneira, o endodontista é o responsável pela prevenção, diagnóstico, prognóstico e procedimentos que visam conservar a vitalidade pulpar.

Ademais, o profissional realiza cirurgias na cavidade pulpar, tratamento de traumatismos dentários e procedimentos correlacionados. Essa especialidade está cada vez mais em alta, principalmente pelo aumento da expectativa de vida da população e a preocupação com a saúde bucal.

Com as pessoas vivendo mais e tendo maior interesse em qualidade de vida e bem-estar, os tratamentos que preservam os dentes, como os endodônticos, são muito procurados.

 

Ortodontia

A ortodontia é a especialidade que trabalha a correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares. Assim, a área pretende proporcionar um sorriso alinhado, funcional e bonito, devolvendo a autoestima e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Essa especialidade ganha destaque porque a preocupação com o sorriso aumentou no Brasil. Grande parte das pessoas está mais preocupada em apresentar um sorriso bonito, pois a apresentação pessoal influencia no mercado de trabalho e nos relacionamentos, por exemplo.

Além disso, a tendência é a busca por tratamentos ortodônticos mais discretos, confortáveis e rápidos, como os alinhadores transparentes e os aparelhos invisíveis. Desse modo, se você pretende se especializar em ortodontia, não pode deixar de considerar oferecer os métodos mais modernos.

 

Implantodontia

A implantodontia é uma das especialidades que estão em evidência porque a tecnologia tornou o procedimento de colocação de implantes mais seguro e tranquilo para o paciente e o profissional. Com a cirurgia guiada, não é necessário abrir cortes nas gengivas e, consequentemente, dar pontos.

Desse modo, o procedimento é mais rápido e preciso, e a recuperação é acelerada e tem menos riscos de complicação. Como se trata de um tratamento com custo mais alto, é possível obter lucro igualmente elevado.

Por essa razão, se você pensa em oferecer serviços com ticket alto e que geram maior retorno, se especializar em implantodontia pode ser uma opção a considerar.

 

Cirurgia bucomaxilofacial

Quem tem afinidade para trabalhar com cirurgias e emergências pode se interessar pela especialidade de cirurgia bucomaxilofacial. O profissional com essa especialização trabalha em ambiente hospitalar ou ambulatorial atendendo casos de traumas faciais.

Nesse sentido, o cirurgião bucomaxilofacial pode realizar procedimentos de reconstrução da face, enxertos ósseos e outros procedimentos localizados na região facial. Ele também trata de dores na articulação temporomandibular (ATM) e problemas de apneia do sono.

 

Harmonização orofacial

A harmonização orofacial é uma das especialidades mais recentes da odontologia — e está em alta em 2022. Ela consiste em realizar procedimentos cujo objetivo é equilibrar as proporções da face, deixando o rosto mais harmônico.

Além disso, o profissional é habilitado para aplicar tratamentos que melhoram a textura e a firmeza da pele do rosto.

 Entre as técnicas realizados nessa especialidade estão:

  • botox;
  • fios de sustentação;
  • preenchimento facial;
  • lipo de papada — mecânica ou enzimática;
  • bioestimuladores de colágeno;

A harmonização facial, como também é chamada, pode ser utilizada para fins estéticos e funcionais. Considerando que o tratamento está em destaque por conta da grande adesão por parte de celebridades e influenciadores, a especialidade é uma forte tendência para os próximos anos.

 

Qual é a importância da especialização?

Após conhecer as especialidades na odontologia que estão em alta, é fundamental compreender a importância de se especializar. Como você viu, embora o mercado seja atrativo para odontologia, há uma grande quantidade de profissionais disponíveis.

Desse modo, para se destacar dos concorrentes e obter uma carreira de sucesso, é preciso oferecer um diferencial ao cliente. E a especialização é uma das melhores formas de fazer isso. Logo, a escolha dela tem muita relevância.

Por exemplo, imagine que na sua região existam poucos endodontistas. Sendo essa uma área tão necessária para a saúde bucal, o dentista que se especializa em endodontia tem maiores chances de trabalho, certo?

Além disso, o profissional tem a possibilidade de aumentar os seus rendimentos, já que ele pode cobrar valores condizentes com a sua qualificação. Assim, vale a pena dedicar tempo para analisar cuidadosamente que especialização você pretende seguir.

Neste post, você conheceu as especialidades na odontologia que estão em alta em 2022. Se você se identificou com alguma dessas áreas, não deixe de considerar a possibilidade de se especializar e impulsionar a sua carreira!

Deixe um comentário

Interativo: Splendor em evidência

Interativo: Splendor em evidência

Explore evidências científicas que comprovam a alta performance do SPLENDOR UNIVERSAL!

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

Interativo: A versatilidade da fibra de vidro

O Interlig foi lançado em 2002 e está presente em mais de 13 países. É um dos produtos de maior sucesso em nosso portfólio devido à sua versatilidade de uso e qualidade