Speed Gun: saiba como usar

No dia-a-dia do profissional dentista, o que mais se deseja é a otimização do tempo e a minimização de erros que possam gerar retrabalhos, por isso, ter a disposição produtos que agreguem valor nesse sentido é essencial. Muitos materiais odontológicos precisam ser utilizados cuidadosamente para não haver o surgimento de bolhas que possam comprometer todo […]

Angelus

5 min. de leitura

-

15 de junho de 2023

Compartilhe:

No dia-a-dia do profissional dentista, o que mais se deseja é a otimização do tempo e a minimização de erros que possam gerar retrabalhos, por isso, ter a disposição produtos que agreguem valor nesse sentido é essencial.

Muitos materiais odontológicos precisam ser utilizados cuidadosamente para não haver o surgimento de bolhas que possam comprometer todo um trabalho. A Speed Gun, além de trazer essa solução, também é um dispositivo para facilitar o momento da aplicação de diferentes materiais.

Convidamos a cirurgiã-dentista Ana Elisa Ferreira (CRO-SP: 130.842) para fornecer maiores detalhes sobre esse novo sistema.

Boa leitura!

 

O que é e como surgiu a Speed Gun?

Antes de tudo, é preciso entender o que é a Speed Gun — palavra “Speed” inglesa traduzida para rapidez. O conjunto de seringa e pontas acopláveis é lançado para facilitar a aplicação de diferentes materiais odontológicos.
Esse produto surgiu pensando em otimizar o dia-a-dia do clínico, evitando surgimento de bolhas na aplicação de diferentes materiais e consequentemente retrabalhos nos procedimentos.

 

Para que serve a Speed Gun na odontologia e qual sua maior vantagem?

“Esse sistema serve para aplicar materiais em diversas consistências, como géis, pastas, silicones, entre outros”, explica a cirurgiã-dentista Ana Elisa Ferreira.
Para a especialista, a principal vantagem da Speed Gun da Angelus é realizar a aplicação do material sem a incorporação de bolhas durante o procedimento endodôntico. Além disso, a profissional destaca que o dispositivo promove a aplicação das substâncias de forma mais homogênea na cavidade, garantindo um tratamento eficaz, seguro e ágil para o dentista e para o paciente

 

Quais são as pontas e como são utilizadas na Speed Gun?

Neste momento, você já sabe que a Speed Gun é composto por pontas acopláveis a uma seringa, certo? Mas a dúvida que fica é sobre cada uma dessas pontas, que devem ser utilizadas pelo dentista uma única vez. Veja as características e o modo de uso dos produtos:

  • ponta com agulha: com 0,90 mm de diâmetro, é indicada para materiais de alta fluidez, como silicones leves de moldagem, para evitar a formação de bolhas na cavidade bucal;
  • ponta baixa fluidez: com 2,83 mm de diâmetro, o produto é indicado para materiais viscosos e densos, como cimentos provisórios pesados e compósitos para construção de núcleos;
  • e ponta alta fluidez: indicada para o uso de materiais de fluidez moderada em dentes posteriores, já que o diâmetro de 1,22 mm é ideal para a aplicação de cimentos provisórios fluidos e compósitos na construção de núcleos.

 

Quais tipos de pontas estão disponíveis?

Atualmente, estão disponíveis no mercado estes conjuntos de pontas para reposição da Speed Gun:

  • 8185 – embalagem contendo 10 Pontas Speed ​​de alta fluidez;
  • 8188 – embalagem contendo 10 Pontas Speed ​​de baixa fluidez;
  • 8191 – embalagem contendo 10 Pontas Speed com agulha.

 

Qual o passo a passo para usar a Speed Gun no consultório?

Para garantir a segurança e a eficiência da Speed Gun em procedimentos realizados no consultório, a cirurgiã-dentista Ana Elisa Ferreira recomenda o passo a passo abaixo.

  1. Desinfectar com álcool 70% a Speed Gun.
  2. Selecionar a ponta de acordo com a consistência do material a ser aplicado na cavidade oral.
  3. Higienizar a ponta aplicadora com álcool 70º.
  4. Realizar a manipulação do material, por exemplo, ionômero de vidro.
  5. Carregar a ponta com o material e colocar o êmbolo no dispositivo.
  6. Encaixar a ponta na pistola Speed.
  7. Levar em posição e dispensar o material apertando a pistola.
  8. Após o uso, desencaixar a ponta Speed e descartá-la em recipiente adequado.
  9. Por fim, higienizar e autoclavar a pistola Speed para o próximo uso clínico.

 

Como desinfectar a pistola e as pontas da Speed Gun?

É verdade que as pontas Speed devem ser descartadas após o uso para não comprometer a segurança do tratamento. Mas como desinfectar a pistola, preparando o dispositivo para a próxima aplicação?

A especialista em Endodontia Ana Elisa Ferreira explica que a pistola Speed pode ser desinfectada com álcool 70% antes e depois de cada uso.

 

Por que vale a pena usar a Speed Gun no consultório?

A cirurgiã-dentista Ana Elisa Ferreira explica que vale a pena utilizar a Speed Gun no consultório para evitar a incorporação de bolhas durante a aplicação de materiais odontológicos, ampliando a segurança e a eficácia do tratamento.

“Principalmente para a área acadêmica e para profissionais recém-formados, esse é um dispositivo de grande ajuda, pois ainda não se tem muita experiência na manipulação e aplicação de diferentes materiais”, acrescenta a profissional.

Além disso, a especialista também lembra que a Speed Gun da Angelus garante a biossegurança do procedimento endodôntico por permitir a fácil desinfecção, sendo produzido em PSU, um polímero ergonômico de alta resistência que traz precisão e trazendo conforto ao profissional no momento da aplicação.

Neste conteúdo, você entendeu o que é, quais são as indicações de uso e por que investir na Speed Gun, uma inovação da Angelus para tornar a aplicação de materiais odontológicos mais segura em tratamentos endodônticos.

Além da Speed Gun, a Angelus conta com outras inovações para uso nos consultórios odontológicos. São exemplos o Splendor – SAP, um sistema de pino único em fibra de vidro indicado para o apoio de restaurações e coroas protéticas, e o BIO-C TEMP, que promove a liberação gradual de Ca2+, dispensando trocas periódicas na medicação intracanal.

O que está esperando para garantir os melhores produtos no seu consultório? Entre em contato com a Angelus e conheça os nossos produtos de destaque!

Deixe um comentário