Como criar um planejamento de marketing odontológico?

Criar um planejamento de marketing odontológico é fundamental para que um consultório possa prosperar. Afinal, é por meio dele que serão definidas as estratégias que devem ser colocadas em prática para alcançar determinados objetivos, como captar pacientes e fidelizar os atuais. Além disso, o marketing permite entender mais sobre o mercado em que o consultório […]

Angelus

7 min. de leitura

-

19 de novembro de 2021

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Criar um planejamento de marketing odontológico é fundamental para que um consultório possa prosperar. Afinal, é por meio dele que serão definidas as estratégias que devem ser colocadas em prática para alcançar determinados objetivos, como captar pacientes e fidelizar os atuais.

Além disso, o marketing permite entender mais sobre o mercado em que o consultório está inserido. Assim, os dentistas poderão ter insights valiosos para o seu negócio. Há também outras vantagens relacionadas a esse processo que devem ser consideradas.

Por isso, neste artigo você verá os principais pontos que reforçam a importância de um planejamento de marketing odontológico e descobrirá como criar o seu. Confira!

Qual a importância de um planejamento de marketing?

Antes de tudo, você sabe o que é planejamento de marketing? Ele é um guia que orienta na tomada de decisões em um determinado período. Para elaborá-lo, são considerados aspectos importantes — por exemplo, objetivos, público-alvo, estratégias, responsabilidades, orçamento e prazos.

Já que ele serve como um guia, precisa estar documentado. Por isso, todo planejamento está sintetizado em um documento chamado plano de marketing. Esse processo de planejar traz diversas vantagens para qualquer empresa — inclusive para os consultórios odontológicos.

Entre os benefícios que destacam a importância do marketing, estão:

Captação e fidelização de clientes

Uma das principais vantagens de criar um planejamento de marketing é a captação e fidelização de clientes. Isso é possível porque você criará estratégias focadas no perfil do seu paciente, o que permitirá atrair novos e atender as necessidades e desejos dos atuais para fidelizá-los.

Ganho de eficiência nos processos

O planejamento de marketing também permitirá o ganho de eficiência nos processos. Isso porque ele prevê a divisão de tarefas equilibradamente e a definição de responsabilidades. Assim, ninguém se sentirá sobrecarregado e poderá executar as tarefas com máxima qualidade e dentro do prazo.

Alocação eficaz dos recursos financeiros

Para além disso, o planejamento de marketing permite destinar os recursos para as estratégias com maior potencial de trazer retornos para o seu negócio. Afinal, ao conhecer o perfil do paciente e as principais ações aplicadas na área, você poderá adotá-las no seu plano.

O que é preciso estruturar antes do plano de marketing?

Agora você sabe qual é a importância de um planejamento de marketing. Mas, antes de aprender como desenvolvê-lo, é necessário estruturar seu negócio primeiro.

Para tanto, será preciso ter:

Gestão de marketing estruturada

O marketing envolve muitas atividades — como pesquisas de mercado, definição de preços e divulgação de produto/serviço. É preciso organizá-las e alinhá-las de modo que todas as pessoas envolvidas trabalhem em busca dos resultados desejados.

Nesse sentido, a gestão de marketing tem um papel importante, pois compete a ela gerenciar todos os processos, desde o planejamento até a execução. Por isso, ela deve estar bem estruturada.

Meios de comunicação e divulgação eficientes

Estar disponível para os pacientes em diferentes canais de comunicação é essencial não apenas para uma melhor transmissão de informações, mas também para o marketing de sua empresa. Isso porque a diversificação permite explorar novas formas para encantar os clientes e alcançar mais pessoas.

Entretanto, é preciso escolher os canais de comunicação e divulgação mais eficientes. Entre eles, destacam-se: sites, blogs, redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens. Ter um conjunto de canais permite maior interação da marca com o público e possibilidade de mensurar as estratégias.

Ferramentas de gestão de marketing

Como você viu, a área de marketing demanda diversas atividades. Para colocá-las em prática dentro do tempo previsto, é fundamental contar com ferramentas de gestão de marketing. As mais utilizadas pelas empresas são: softwares de automação de marketing e vendas e sistemas de gestão.

Há também ferramentas de gestão de tarefas, projetos, sistemas de atendimento e suporte ao cliente, ferramentas de organização de documentos, entre outras. Todas elas podem ser úteis para qualquer consultório odontológico.

Como criar um planejamento de marketing odontológico?

Depois de entender tudo o que precisa sobre o assunto, é o momento de descobrir como criar um planejamento de marketing odontológico. Então confira um passo a passo simples e prático para implementar no seu consultório:

Realize um diagnóstico interno e externo

O primeiro passo para criar um planejamento de marketing odontológico é realizar um diagnóstico da empresa. A prática permite que você saiba como posicionar o seu negócio e identificar melhorias necessárias.

Para tanto, é preciso levantar seus pontos fortes e fracos. Um exemplo de força seria a variedade de tratamentos odontológicos, que poderia ser utilizada como um diferencial competitivo. Por outro lado, uma fraqueza poderia ser a ausência de um sistema de gestão, que atrasa os processos.

Depois de identificá-las, faça o mesmo com o ambiente externo. Ou seja, encontre oportunidades que podem beneficiar o seu negócio, como mudanças na legislação, e também ameaças que podem prejudicá-lo — como concorrentes que oferecem produtos de qualidade superior.

Estabeleça os objetivos e metas

Após realizar um diagnóstico, é o momento de estabelecer os objetivos e metas que deseja alcançar com esse planejamento. Em relação aos objetivos, eles podem ser, por exemplo, transformar seu consultório odontológico em uma referência na área ou aumentar sua base de pacientes.

Para alcançá-los é essencial e estabelecer metas para cada um e definir prazos para elas serem atingidas. Por exemplo, considere que o seu objetivo seja atrair mais clientes. Sua meta poderia ser gerar 20% a mais de pacientes em 6 meses.

Defina as estratégias de marketing

Existem diversas estratégias de marketing para dentistas que podem aprimorar a comunicação e a maneira de se relacionar com os pacientes. Para fazer boas escolhas, vale a pena conhecer as opções disponíveis, tais como:

  • Outbound marketing: trata-se do marketing tradicional, como propaganda em rádio, televisão e revista;
  • Marketing digital: são as ações realizadas apenas na internet, contrapondo-se ao marketing tradicional. Por exemplo, marketing nas redes sociais e e-mail marketing.
  • Inbound marketing: também conhecido como marketing de conteúdo, se dá através da produção de conteúdos que trazem mais credibilidade para o negócio, como artigos em blogs ou em revistas.

Monte um plano de ação de marketing

Por fim, você pode montar o seu plano de ação de marketing. Para tanto, descreva as estratégias que serão utilizadas para alcançar os objetivos e metas propostos. Também informe a data de início e término do projeto, os responsáveis e os custos de cada ação.

Com tudo planejado, coloque em prática as ações e monitore os resultados constantemente. Dessa forma, será possível repensar e recriar estratégias, caso alguma ação não esteja apresentando o desempenho esperado.

Agora você já sabe por que criar um planejamento de marketing odontológico é tão importante para o seu consultório e como fazer isso. Então não deixe de colocar essas dicas em prática e aproveite as vantagens que ele pode proporcionar para o seu negócio!

Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Confira um guia completo de marketing digital para dentistas!

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