Vale a pena contratar uma agência de marketing para o seu consultório odontológico?

Você investe em marketing odontológico? Entenda como ele funciona e avalie se vale a pena contratar uma agência especializada nesse trabalho!

Angelus

7 min. de leitura

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19 de agosto de 2022

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Com as mudanças na sociedade e no mercado — em parte provocadas pela expansão da tecnologia — os profissionais devem assumir uma nova postura para atrair o público. Nesse sentido, o marketing odontológico precisa ter um papel mais ativo na captação e fidelização dos clientes.

Em um cenário competitivo, não basta que os profissionais organizem seus consultórios para receber bem os pacientes. Eles também devem realizar ações para ampliar o seu alcance e se destacar da concorrência. Mas será que é preciso contratar uma equipe profissional para essa função?

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o marketing odontológico e poderá avaliar se vale a pena contar com uma agência especializada para auxiliar seu consultório. Boa leitura!


Como o marketing pode ajudar o seu consultório odontológico?

Antes da transformação digital, a divulgação dos atendimentos odontológicos era baseada em outdoors, campanhas nas mídias, panfletos etc. No entanto, com a presença massiva da tecnologia na rotina das pessoas, a forma de alcançar clientes mudou.

Atualmente, em um cenário mais competitivo, o trabalho do marketing deve ser mais elaborado e consistente para alcançar o público ideal. Não basta entregar cartões ou fazer divulgação offline e aguardar os pacientes aparecerem no consultório, por exemplo, é preciso adotar outras estratégias.

Afinal, o marketing no mercado contemporâneo é fortemente baseado na relação construída com os clientes e na confiança que os profissionais transmitem. Esse fator é especialmente importante em uma área tão complexa como a odontologia, que lida com a saúde, bem-estar e estética dos pacientes.

Portanto, o marketing odontológico vai além de mostrar a sua atuação e seus resultados aos potenciais clientes. Na verdade, um trabalho assertivo nesse sentido ajuda a mostrar ao público o valor que você pode oferecer e de que maneira pode ajudar em diferentes situações.

Desse modo, o objetivo do marketing é construir uma imagem para a sua marca e aumentar a sua autoridade no mercado. Isso permite atrair mais pessoas e aumentar a fidelização dos pacientes. Como resultado, é possível traçar objetivos para o consultório e concretizá-los.

Mas é preciso ter atenção para realizar o marketing da forma ideal. Isso porque uma campanha realizada de maneira inadequada, sem observar o Código de Ética da profissão, pode se tornar prejudicial ao negócio.


Quais as vantagens de utilizar o marketing na odontologia?

Como você viu, o marketing exerce um papel muito importante para a consolidação do consultório odontológico. Assim, ele pode proporcionar benefícios significativos para os resultados obtidos ao longo do tempo. Acompanhe!


Maior potencial de crescimento

Uma das vantagens trazidas pelo marketing é a organização das suas estratégias de crescimento e prospecção de clientes. Com a ferramenta, é possível definir quais são os seus objetivos para o consultório odontológico — e buscar alcançá-los de modo mais efetivo.

Para isso, é preciso que o marketing seja operacionalizado da melhor forma e os resultados sejam acompanhados. Com uma equipe especializada, todos esses passos serão realizados com assertividade, tendo um método personalizado para o campo da odontologia.


Alcance de um público segmentado

Uma forma de atrair mais clientes é saber com quem você deve se comunicar para mostrar o valor do seu trabalho. E o marketing pode ajudar nisso ao segmentar o público e identificar os melhores canais, linguagem e outras variáveis para se comunicar com ele.

Desse modo, torna-se possível entregar os conteúdos alinhados ao público-alvo — o que aumenta as chances de ter retorno maior com a estratégia. Tenha em mente que quanto melhor for o direcionamento das ações do consultório, maiores serão as possibilidades de alcançar seu público ideal.


Cumprimento do Código de Ética

A divulgação do trabalho em odontologia tem uma série de normas a serem cumpridas, baseadas no Código de Ética do CFO (Conselho Federal de Odontologia). Logo, esse campo de atuação tem particularidades que precisam ser observadas nas campanhas de divulgação.

Os profissionais especializados no marketing compreendem essas determinações e realizam um trabalho em conformidade com as regras previstas. Esse cuidado permite evitar punições e manter a boa reputação do consultório no mercado.


Aumento da receita

Por fim, os investimentos em um marketing bem elaborado tendem a dar retornos atrativos. Uma estratégia robusta e focada no longo prazo pode gerar resultados por vários anos. Isso acontece a partir da captação e fidelização de clientes como resultado da autoridade gerada no mercado.


Como funciona o trabalho de uma agência de marketing?

Depois de conhecer a importância do marketing para o consultório odontológico, você pode ter dúvidas sobre como investir nele. Uma das formas de fazer isso é por meio de agências de marketing especializadas.

Elas atuam de forma ampla para elaborar um planejamento focado no sucesso dos clientes. Assim, as equipes realizam diversas avaliações, percebem os pontos de melhoria e mobilizam as ferramentas necessárias para o crescimento da sua clínica odontológica.

Ademais, com uma agência de marketing, o consultório tem o acompanhamento constante e pode sempre se ajustar para impulsionar os resultados. Desse modo, os dentistas e demais profissionais do estabelecimento podem se dedicar às suas funções, sem precisar dividir o tempo com as tarefas de divulgação.


Vale a pena contratar uma agência de marketing odontológico?

Agora que você já entendeu mais sobre o marketing para os consultórios odontológicos, pode avaliar se vale a pena contratar uma agência especializada. Essa decisão envolve a análise dos seus objetivos para o consultório, das habilidades que você possui e do tempo disponível para se dedicar à divulgação.

Como visto, as estratégias de marketing não são simples. Além disso, as ações realizadas de forma inadequada podem ser prejudiciais ao consultório e até mesmo ocasionar sanções. Portanto, ter o acompanhamento especializado pode ajudar a obter resultados melhores.

Outra vantagem de contar com uma agência é a possibilidade de deixar os profissionais do consultório mais livres para as suas funções. Isso porque eles não precisarão se dividir entre as campanhas de divulgação e as tarefas internas a serem executadas.

Desse modo, se o objetivo é melhorar os resultados e ter um planejamento focado, sem sobrecarregar os funcionários, pode valer a pena ter uma agência de marketing.

No entanto, se a empresa estiver disposta a investir no aprendizado dos colaboradores para que eles se dediquem à função, esse também é um caminho válido. Mas é interessante ter pessoas exclusivas para a tarefa. Afinal, a função demanda esforços contínuos para gerar resultados consistentes.

Com a leitura deste artigo, foi possível aprender mais sobre marketing para consultório odontológico e o seu potencial. Você viu também qual é o papel das agências especializadas nesse trabalho. A partir dessas informações, fica mais fácil avaliar se vale a pena investir nesse tipo de parceria para a clínica.

Você ainda tem dúvidas sobre o marketing para a área da odontologia? Compartilhe nos comentários!

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