O que é livro caixa e como preencher no consultório odontológico?

Saber o que é e como preencher o livro caixa pode auxiliar você na administração do seu consultório odontológico. Entenda!

Angelus

6 min. de leitura

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10 de fevereiro de 2023

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Manter as movimentações financeiras registradas é indispensável para qualquer consultório odontológico. Afinal, essa organização ajuda a ter o controle sobre a saúde financeira do seu negócio — o que permite tomar decisões mais assertivas no modo como você o conduz.

Nesse sentido, é importante saber o que é livro caixa e como preencher corretamente esse documento. Isso porque é nele que devem ser registradas diversas informações financeiras. Assim, é possível ter um maior controle sobre as finanças e melhorar a gestão do seu consultório.

Por isso, confira neste artigo o que é livro caixa e aprenda como preenchê-lo do modo certo!

O que é livro caixa?

O livro caixa é um documento contábil que contém os registros de entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa. Portanto, nele devem constar todas as operações referentes aos recebimentos e pagamentos realizados para ou pela organização.

As anotações no livro caixa devem ser feitas em ordem cronológica, de forma sistemática e detalhada. Desse modo, o empreendedor será capaz de acompanhar as movimentações financeiras do seu negócio em tempo real e de maneira simples e prática.

Para que todas as informações sejam lançadas corretamente nesse documento, é fundamental manter guardadas todas as notas fiscais — de entradas e saídas — e comprovantes de pagamentos. Por exemplo, remuneração a serviços terceirizados e despesas com as atividades profissionais.

Por fim, vale ressaltar que a elaboração do documento é obrigatória para as empresas enquadradas no Simples Nacional. Esse é um regime tributário aplicável àquelas que têm receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões — como pode ser o caso dos consultórios odontológicos.

Como funciona o livro caixa para os dentistas?

Para entender como funciona e como preencher o livro caixa para os dentistas, é necessário conhecer a sua estrutura. Embora existam diversas variações, normalmente esse documento contém os seguintes elementos:

  • saldo anterior: é o saldo final em caixa anterior ao início de um novo registro;
  • data da transação: é a indicação do dia, mês e ano em que uma determinada transação ocorreu;
  • histórico: é a identificação detalhada do tipo de transação realizada pela empresa;
  • entradas: são todos os recursos financeiros que entraram no caixa de um negócio;
  • saídas: são todas as saídas de capital de uma organização;
  • saldo final: é o valor que permaneceu em caixa após todas as operações financeiras realizadas pelo empreendimento em um determinado período — normalmente diário.

Todas as informações lançadas no livro caixa devem ser detalhadas e realizadas diariamente. Com isso, você pode conhecer a real situação financeira do seu negócio e evitar inconsistências tributárias — como você verá mais adiante.

Qual a importância do livro caixa no consultório odontológico?

Depois de aprofundar seus conhecimentos sobre o livro caixa, é hora de conhecer as vantagens de fazer esse documento. Desse modo, você entenderá a importância dele para o seu consultório odontológico.

Confira a seguir os principais benefícios do livro caixa para o seu negócio:

Fonte de informações gerenciais

Como você viu, o livro caixa deve ser preenchido diariamente e deve detalhar com clareza as entradas e saídas de dinheiro do seu empreendimento. Portanto, ele sempre estará atualizado em relação à situação financeira do consultório odontológico.

Assim, você pode tomar decisões embasadas e em tempo hábil para administrar melhor sua empresa. Por exemplo, por meio das anotações contidas no livro caixa, é possível identificar quais são os maiores gastos do consultório e encontrar maneiras de reduzi-los.

Auxílio na declaração do Imposto de Renda

Quem empreende em odontologia ou atua como autônomo pode ser obrigado a declarar o Imposto de Renda (IR). Para isso, é essencial que o profissional tenha em mãos todos os dados financeiros de sua empresa ao prestar contas à Receita Federal.

Nesse momento, o livro caixa pode ser bastante útil para você. Afinal, ele contém dados importantes que devem ser informados na declaração — como as receitas e despesas de seu consultório odontológico.

Possibilidade de dedução tributária

Ao declarar o Imposto de Renda, os profissionais da odontologia podem ter valores subtraídos da base de cálculo do IR. Assim, é possível reduzir o saldo do tributo a ser pago ou aumentar o montante a ser restituído.

Para tanto, é fundamental manter um controle dos gastos por meio do livro caixa. Dessa forma, há como conferir as informações na hora de preencher a declaração de Imposto de Renda, a fim de buscar por uma economia tributária, se possível.

Como preencher o livro caixa no consultório odontológico?

Ao conhecer as principais vantagens do livro caixa para o consultório odontológico, você pôde entender sua importância para o negócio.Agora é preciso saber como preencher corretamente o documento no dia a dia do seu consultório.

Esse processo pode ser dividido em três partes. Entenda!

Termo de abertura

O termo de abertura é a parte inicial do livro caixa. Nesse espaço, você deve informar a finalidade do documento e os dados da empresa — como nome, endereço completo e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

É preciso também anotar o número de folhas presentes no livro de caixa — inclusive, todas as páginas devem estar numeradas. Além disso, o termo de abertura deve conter a assinatura do responsável pelo preenchimento desse documento.

Folhas de escrituração

Em seguida, construa tabelas com campos específicos para os dados necessários — data, histórico, entrada, saída e saldo diário — nas próximas folhas do livro caixa. Insira também espaços para o registro do saldo anterior e saldo final do mês em questão.

O ideal é montar uma tabela para cada mês. Desse modo, as informações ficarão mais organizadas, o que permite encontrá-las mais facilmente quando for preciso. Dito isso, o próximo passo é preencher as informações em ordem cronológica e de forma detalhada.

Termo de encerramento

O termo de encerramento é a última parte do livro caixa. Nesse local, você deve repetir as informações contidas no termo de abertura. Além disso, é essencial providenciar a assinatura do responsável pelo documento.

Com base nessas informações, você pôde entender o que é livro caixa, bem como aprender a preencher o documento. Portanto, coloque em prática as dicas apresentadas aqui e aproveite as vantagens que esse registro pode proporcionar para o seu consultório odontológico!

Gostou do conteúdo? Continue ampliando seus conhecimentos ao conferir um guia de gestão de consultório odontológico e otimize os seus resultados!

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