Conheça a evolução das gerações dos pinos Angelus
O início dos pinos de fibra de vidro da Angelus se deu em 1999, após uma visita ao Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA) em São José dos Campos – SP que impulsionou nosso compromisso com a inovação! Com a colaboração técnica do CTA e o apoio de uma equipe multidisciplinar dedicada, concretizamos em 2001 a criação […]
4 min. de leitura
-1 de dezembro de 2023
O início dos pinos de fibra de vidro da Angelus se deu em 1999, após uma visita ao Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA) em São José dos Campos – SP que impulsionou nosso compromisso com a inovação! Com a colaboração técnica do CTA e o apoio de uma equipe multidisciplinar dedicada, concretizamos em 2001 a criação e lançamento do Reforpost Fibra de Vidro. Assim, estabelecemo-nos como pioneiros no cenário brasileiro e a segunda marca de pinos de fibra de vidro no mercado global.
Desde então, o uso dos pinos de fibra passou a se consagrar, ao mesmo tempo em que muitas empresas passaram a fabricá-los. Sua tecnologia, design e técnica de uso mantiveram-se inalterados ao longo dos anos, mudando-se apenas os formatos e conicidades.
Em agosto de 2017, decidimos que deveríamos lançar uma nova geração de pinos, um pino inovador. Iniciamos um processo de “ideação”, identificando os problemas que a técnica e produtos apresentavam. No caso do Splendor, pensamos que poderíamos desenvolver uma proposta de um produto universal, ou seja, um pino único para qualquer tamanho e diâmetro de canal. Sabíamos que esta seria uma entre várias melhorias para os pinos de fibra de vidro convencionais.
Como todo processo de criação após a ideação, o alcance do objetivo demanda uma pequena dose de sorte e muita transpiração! Roberto Alcântara, como responsável pelo projeto, ainda planejou ficar isolado das atividades diárias, em um ambiente tranquilo, por no mínimo uma semana, com a intenção de descobrir uma solução ao desafio. Com as ideias rabiscadas no papel, ele retornou para a rotina na indústria e incumbiu nosso time de engenharia mecânica a desenvolver os protótipos por usinagem.
Após 90 dias, voltamos ao mesmo local de isolamento para novamente se concentrar no processo de desenvolvimento e testar os vários protótipos previamente obtidos.
“Como havia protótipos nos mais diversos formatos, tamanhos e diâmetros, percebi que poderia fazer a associação de um pino padrão com um pino ‘oco’… e Eureka! Nesse momento, surgia uma invenção: a associação de um pino paralelo de pequeno diâmetro para preencher a região apical do canal e um pino cônico com uma perfuração central (oco) para fechar o canal em sua extensão lateral.” – Roberto explicou.
A proposta para o Splendor era de que o pino paralelo seria posicionado no canal e o pino oco deslizaria sobre o mesmo até encontrar resistência na parte mais estreita do conduto. Paralelamente, uma fenda lateral adicionada no pino oco permitiria sua abertura e fechamento de acordo com o diâmetro do canal.
Os desafios
O primeiro desafio que nos deparamos com este produto inovador foi obter um design que permitisse diminuir o estoque de pinos que o profissional é obrigado a adquirir em virtude das diferenças de diâmetros dos canais. O segundo desafio foi desenvolver um pino que se auto ajustasse às paredes do canal no seu formato original, dispensando o desgaste com uso de brocas para ajustar o diâmetro do canal ao pino.
O terceiro desafio foi encontrar uma anatomia de pino para solucionar a falta de adaptação dos pinos na região cervical dos condutos, que devido a sua maior amplitude, acarreta riscos de deslocamento do pino.
Testado e aprovado o conceito, 20 anos após o surgimento dos primeiros pinos de fibra de vidro da Angelus, nasce a 2ª geração de pinos em fibras de vidro para a Odontologia – o Splendor® UNIVERSAL. Além deste produto simplificar a técnica com o uso de um pino único para canais estreitos, médios e amplos; é auto ajustável em diâmetro e conicidade, que dispensa o alargamento com brocas, respeitando os princípios da odontologia minimamente invasiva. Possui formato anatômico levemente ovalado adaptando-se à região cervical e diminuindo a linha de cimento, proporcionando maior segurança de uso.
Vídeo Splendor® UNIVERSAL
A inovação que o lançamento do Splendor® UNIVERSAL trouxe em 2019 nos mostra a evolução envolvida no desenvolvimento deste pino, pois agora o pino que se auto ajusta ao conduto e não o contrário, como acontece com os pinos convencionais. Roberto ainda comenta que: “para quem se dedica ao processo inventivo em busca de soluções para os problemas da Odontologia e, encontra uma proposta gerando um produto inovador como o Splendor® UNIVERSAL, fica a sensação de missão cumprida. Deixamos um pequeno legado de contribuição para a sociedade!”
Índice
Trilha do Splendor
É 100% online e gratuito, inscreva-se agora!
Trilha do Interlig
É 100% online e gratuito, inscreva-se agora!
Leia também!
Por que escolher biocerâmico para procedimento de capeamento pulpar?
5 min. de leitura
-17 de junho de 2024
Os materiais biocerâmicos já são consagrados na odontologia em alguns procedimentos, confira seu uso nos casos de capeamento pulpar
Continue lendoTudo sobre cimentação de pino de fibra de vidro
10 min. de leitura
-10 de maio de 2024
A cimentação de um pino de fibra de vidro pode apresentar desafios devido a vários fatores, incluindo a complexidade do
Continue lendoBem-vindo à Universidade Angelus
2 min. de leitura
-19 de abril de 2024
Neste mês, estamos orgulhosos de apresentar a mais recente novidade de nosso site, a Universidade Angelus. A Universidade Angelus é um centro de compartilhamento de conhecimento para dentistas. Nela você tem acesso a materiais informativos sobre nossos produtos disponíveis para download,
Continue lendo
2 comentários
16/05/2024
Adorei a aula!!!
17/05/2024
Ficamos felizes em saber, Camille!