Como seu consultório pode aparecer no Google

O Google, site de buscas mais famoso do mundo, se consolidou no mercado tecnológico como uma das principais empresas de serviços e produtos. Uma das suas frentes de atuação que ganha muita força é o rankeamento de links — um aspecto que faz toda diferença em um mundo cada vez mais digital. Para quem não […]

Angelus

7 min. de leitura

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13 de fevereiro de 2020

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O Google, site de buscas mais famoso do mundo, se consolidou no mercado tecnológico como uma das principais empresas de serviços e produtos.

Uma das suas frentes de atuação que ganha muita força é o rankeamento de links — um aspecto que faz toda diferença em um mundo cada vez mais digital. Para quem não sabe, isso significa que o seu conteúdo pode aparecer como uma das principais respostas de busca.

Se você não entende a importância disso, pense que caso um potencial paciente sinta uma dor de dente, vários deles procuram por consultórios por meio do Google e clicam logo nos primeiros links que aparecem no resultado de busca, por isso, é importante estar bem posicionado no Google.

Para entender como seu consultório pode aparecer no buscador do Google e aumentar a exposição do seu negócio, continue a leitura!

Comece por uma pesquisa de palavras-chave

Se você quer posicionar o seu consultório de forma orgânica no Google (ou seja, sem ter que pagar por isso), então o primeiro passo é listar todos os tipos de serviços e/ou produtos que a sua empresa oferece.

No Google Ads (um serviço oferecido pelo próprio Google para realizar anúncios pagos), você pode inserir os serviços em uma ferramenta que planeja as principais palavras-chave associadas a ele e, então, descobrir como as pessoas “perguntam” e pesquisam quando precisam de um procedimento odontológico.

Caso esteja preocupado com o preço que isso tem, fique tranquilo! Pesquisar as palavras-chave não significa que você precise pagar por isso — o serviço pode ser feito no planejador de palavra-chave que é gratuito ou ainda por meio do Google Trends que irá emitir um relatório do volume de pesquisa por região.

Tendo essa informação em mãos, então é importante se concentrar naquelas que revelam uma intenção de contratação dos pacientes (ao menos em um primeiro momento) e depois seguir com as de pesquisa.

Embora as palavras-chave de pesquisa nem sempre signifiquem uma conversão de novos clientes, elas podem servir como direcionadores para outras atividades, como tópicos de perguntas frequentes ou artigos do blog. As duas iniciativas também ajudam muito no rankeamento.

Otimize as principais páginas

Se você quer saber como seu consultório pode aparecer no buscador do Google, então é fundamental saber que existem algumas páginas que merecem mais atenção. O Google Meu Negócio, por exemplo, é a opção de resposta que aparece no “mapa” da página. Ela normalmente acontece depois de pesquisas relacionadas a dentistas locais ou próximos de você.

É importante começar com esse enfoque, principalmente porque ele costuma ser mais simples que o site. Além disso, páginas mais bem construídas ficam no topo do resultado — o que é excelente.

Para isso, comece verificando e reivindicando a sua página com o Google. Depois disso, inclua o endereço exato, número de telefone, local e nome. Lembre-se ainda que pode incluir de 3 a 5 categorias relevantes para a sua atuação (como ortodontia, profilaxia e periodontia, por exemplo), horário de funcionamento e imagens. As fotografias também fazem toda diferença, tendo em vista que ajudam na localização e, de quebra, mostram um pouco mais sobre a clínica.

Feito isso, lembre-se de editar também as páginas principais do seu site com as mesmas informações, para fazer com que fiquem compatíveis.

Crie páginas de serviços no site

Muitas clínicas optam por ter uma página única de serviços oferecidos com um breve descritivo de cada um deles. Entretanto, o melhor caminho a seguir é investir em páginas separadas para cada um deles, contudo, dentro do mesmo domínio do site. Esse é um aspecto que pode parecer despretensioso, mas ajuda na classificação do Google.

Para compreender um pouco melhor, pense que você deve ter, por exemplo, uma página para odontologia estética, uma para odontologia geral, outra para endodontia e ainda outra para periodontia (assim como para as demais especialidades).

Lembre-se de ainda ter subpáginas para os tipos de serviço com ainda mais especificidade (como clareamento dos dentes, lentes de contato e outras opções). Depois de criadas, dê destaque para palavras-chave relevantes e inclua nas etapas corretas (como tag do título, meta descrição, cabeçalho e cópia do corpo).

Faça revisões constantemente

As avaliações são outro fator que fazem toda diferença! Ela pode oferecer uma vantagem sobre os demais concorrentes, então invista algum tempo no Google My Business Reviews. Isso porque ter comentários positivos em sua página (como no Google Meu Negócio, por exemplo), pode ajudar muito a alavancar a sua clínica. Nada mais natural, já que os pacientes têm uma propensão maior a entrar em contato com você.

Quem obtém um volume maior de revisões também consegue ter mais exposição na página do Google Meu Negócio. Por isso, esforce-se para oferecer um excelente serviço e, depois disso, peça para que os pacientes façam essa avaliação. Caso não saiba fazer isso, uma maneira eficiente é encaminhar por e-mail ou outro canal de contato depois da consulta.

Conte com a ajuda do Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta que faz toda diferença nos negócios. Isso porque ele é o canal de publicidade do Google, ou seja, permite que anúncios sejam feitos nos canais geridos por ele. Ele é tão relevante que já representa a principal fonte de receita da companhia.

A publicidade pode ser explorada nos resultados de pesquisa, em banners e vídeos (como no YouTube). Essa é uma maneira de aumentar o conhecimento que as pessoas têm sobre o seu negócio. Assim, fica mais fácil realizar um posicionamento de marca relevante (e para um público do seu interesse), reduzir os custos (tendo em vista que existe um controle total dos valores investidos) e um relatório de desempenho para acompanhamento.

Invista em um acompanhamento recorrente

Para fechar, não poderíamos deixar de evidenciar a importância de uma medição constante. Isso pode ser feito da forma que for mais fácil para você. Uma alternativa é por meio de rankings que trazem a classificação da sua palavra-chave (disponível no Google Search Console).

O tráfego é uma alternativa que traz muitos inputs, já que revela a informação de número de visitantes que você tem em seu site. O Google Analytics é um grande aliado nesse caso — e deve ser instalado em todas as páginas do seu website. Assim fica fácil perceber o volume de passantes no desenrolar dos meses.

Por último, temos também o volume de conversões. Elas simbolizam a quantidade de clientes que entra em contato com você depois de todos esses esforços (e que pode acontecer por meio de um formulário online para marcar uma consulta ou outras formas).

Depois de ler este artigo, ficou um pouco mais fácil entender como seu consultório pode aparecer no buscador do Google, não é mesmo? Esse pode ser um dos melhores investimentos em marketing da sua clínica, então não deixe de avaliar essa possibilidade.

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