Como fortalecer a relação entre dentista e paciente?

Uma boa relação entre dentista e paciente faz a diferença no sucesso do seu consultório. Entenda a importância e como fortalecer esse relacionamento!

Angelus

6 min. de leitura

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4 de março de 2022

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Para muitas pessoas, ir ao consultório odontológico ainda é sinônimo de sofrimento. Por isso, cabe ao profissional melhorar a relação entre dentista e paciente para gerar confiança. Assim, há mais chances de fidelizar o cliente e ter bons resultados no negócio.

Contudo, nem sempre a missão é fácil, pois depende de habilidades interpessoais. Felizmente, essas competências podem ser desenvolvidas com atitudes no dia a dia. Se você acha que não tem uma relação fortalecida com seus clientes ou deseja melhorar esse relacionamento, continue a leitura.

Neste post, você entenderá se precisa melhorar a relação dentista-paciente, qual é a importância disso e como é possível fortalecê-la. Acompanhe!

Como saber se preciso melhorar a relação dentista-paciente?

Antes de entender como você pode fortalecer a sua relação com os seus pacientes, é importante saber se a forma com que você se relaciona com os seus clientes é adequada ou não. Geralmente, as pessoas não falam diretamente para o profissional quando não gostam do atendimento.

Por isso, é preciso ficar atento aos indicadores que permitem avaliar como está a sua atuação nessa questão. O primeiro ponto é a alta taxa de faltas no retorno. Se após a primeira consulta, um número significativo de pacientes não retornarem para os demais atendimentos, é um sinal de alerta.

Então pode ser um indicativo que você deve mudar a forma de atender os seus pacientes. Outro ponto de atenção é a baixa quantidade de clientes, mesmo investindo em marketing e sendo um profissional reconhecido pela sua competência.

Vale lembrar que o paciente não contrata apenas um serviço de saúde, mas uma experiência completa. Nesse sentido, ele não deseja apenas que seu problema bucal seja sanado, mas também espera que tenha um bom atendimento e seja bem cuidado em todos os âmbitos.

Qual a importância de ter um bom relacionamento com o paciente?

Agora que você já sabe como identificar como é o seu relacionamento com os pacientes, é o momento de entender a importância desse conceito. Primeiro, vale destacar que os tratamentos odontológicos afetam diversos aspectos da pessoa, não somente físico, mas também emocional.

Como você viu, ainda há pessoas que sentem receio de ir ao dentista, especialmente pelo medo de que os procedimentos odontológicos sejam dolorosos. Esse tipo de paciente tende a já chegar abalado ao consultório.

Caso ele tenha um atendimento grosseiro, provavelmente, não voltará à clínica. Por outro lado, se ele recebe acolhimento e empatia, é possível desenvolver um relacionamento de confiança e as chances de fidelização aumentam.

Além disso, embora um consultório odontológico seja um serviço de saúde, não se pode deixar de pensar nele como o seu empreendimento. Desse modo, é preciso ter um diferencial para driblar a concorrência e obter sucesso.

Nesse contexto, ter um bom relacionamento com o paciente é mais um diferencial competitivo. Isso porque a recomendação de uma pessoa para a outra ainda é uma ótima publicidade para atrair uma nova clientela. Portanto, investir na relação dentista-paciente é fundamental para a sua empresa.

Como fortalecer a relação dentista e paciente?

Você já entendeu que uma boa relação dentista-paciente pode ser um dos diferenciais de sucesso do seu negócio. Então é interessante aprender como fortalecer esse relacionamento. Confira!

  • Tenha linguagem adequada: A maneira como você se expressa pode ser um ponto-chave para que a comunicação seja um sucesso ou um fracasso. A depender da linguagem utilizada, uma indicação ou conselho dado ao paciente pode soar ofensivo ou grosseiro. Logo, é imprescindível escolher bem as palavras para se expressar de forma objetiva, cordial e acolhedora. O ideal é manter uma linguagem próxima ao do paciente, garantindo que ele compreenderá todas as informações repassadas.

  • Pratique uma escuta atenciosa: Muitas vezes, o paciente também busca um profissional que saiba ouvir as suas queixas e demandas. Assim, ele sente que o dentista está interessado em suas necessidades e se preocupa em atendê-lo da melhor forma possível. Nesse caso, além de estreitar o relacionamento com o cliente, a escuta atenciosa pode fornecer informações importantes para o seu trabalho. Por exemplo, durante essa conversa, o paciente pode trazer um fato que ajuda no diagnóstico do problema.

  • Tenha empatia: A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir o que ele sente. Logo, quando se fala em serviço de saúde, essa habilidade é imprescindível. Sempre que for atender a um paciente, independentemente de qual seja a situação, escute suas dores e acolha-o. Dessa maneira, é possível estimular a confiança do paciente em relação ao seu trabalho.

  • Trabalhe na educação dos pacientes: Pacientes que já entendem como os processos funcionam costumam ser mais fáceis de lidar e cooperar com o seu trabalho. Afinal, ele se sente mais seguro quando compreende as escolhas do profissional. Portanto, é interessante fornecer detalhes sobre os procedimentos para educar o seu público. Para isso, explique de maneira simples:
    ● quais são os problemas encontrados na boca do paciente;
    ● quais são as possíveis soluções;
    ● como funcionam os procedimentos;
    ● os cuidados com o pós-tratamento.

  • Ofereça suporte pós-consulta: É comum que profissionais deixem a desejar no pós-consulta, não oferecendo suporte completo aos pacientes. Quando há esse posicionamento, a relação entre dentista e paciente termina assim que o tratamento é finalizado. Porém, isso prejudica o processo de fidelização do paciente, que pode procurar outro profissional quando precisar. Nesse caso, a proatividade em se dispor a tirar dúvidas e disponibilizar materiais de orientação faz com que o atendimento se estenda. Assim, mesmo que o procedimento seja encerrado, o cliente mantém o vínculo com você. Para isso, você pode enviar e-mails com conteúdos sobre a profilaxia dental, por exemplo, ou outros conteúdos relacionados aos tratamentos dentários, como implantes, clareamentos etc. Para os pacientes que não utilizam a internet, você pode fazer material impresso. É um cuidado a mais que pode fazer toda a diferença no atendimento!

Como você viu, uma boa relação entre dentista e paciente é capaz de ajudar na fidelização do seu público. Por isso, esse é um processo tão importante para o seu negócio. Então vale a pena seguir essas dicas para construir relacionamentos mais próximos com seus pacientes!

Quer se dedicar mais aos clientes e melhorar a relação dentista-paciente?

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