BIO-C Sealer pode ser usado na Técnica Híbrida de Tagger?
Entenda melhor sobre a técnicas híbrida tagger para obturação dos canais, que consiste na compactação termomecânica de cones de guta-percha..
3 min. de leitura
-28 de julho de 2023
A obturação dos canais radiculares é a etapa final de um tratamento endodôntico e tem como finalidade preencher o espaço que antes era ocupado pela polpa do dente. Dentre as técnicas de obturação de canais está a técnica híbrida tagger, que consiste na compactação termomecânica de cones de guta-percha e cimento obturador.
Para entender com mais detalhes sobre esta técnica, convidamos o Dr. Douglas Giordani N. Cortez (CRO-PR: 10.285), Especialista em Endodontia e Implantodontia, Mestre e Doutor em Clínica Odontológica/Endodontia e professor de Endodontia da Universidade Estadual de Londrina, e dos cursos pós-graduação em Endodontia da Ei − Educação Inteligente/Uningá, no Polo Londrina/PR.
O que é a técnica híbrida de tagger?
A técnica híbrida de tagger é uma técnica de obturação termomecânica de canais radiculares que consiste em obturar o terço apical com o cone principal e mais um ou dois cones acessórios pela técnica da condensação lateral, e finalizar a obturação com a compactação termomecânica executada pelo compactador (como por exemplo os compactadores do tipo McSpadden) – este que é acionado no micromotor de baixa rotação do próprio equipo odontológico – a plastificação da guta percha é realizada pelo calor gerado por meio do atrito do compactador.
Essa técnica é recomendada para a maior parte dos casos, desde que não haja canais com ápice aberto e o cone de guta percha principal tenha o travamento adequado.
Uma das grandes vantagens dessa técnica é que ela proporciona maior controle apical da condensação lateral, maior homogeneidade e compactação da guta-percha e ainda é possível corrigir a obturação várias vezes em uma mesma sessão. Além disso, a técnica híbrida de tagger é uma das mais populares devido a sua eficiência, custo e acessibilidade, uma vez que não exige equipamentos específicos, apenas um compactador de McSpadden.
Posso usar o cimento obturador BIO-C® Sealer nesta técnica?
Para poder usar a técnica híbrida de tagger é necessário se certificar de que o cimento obturador suporta altas temperaturas sem perda de propriedades fisicoquímicas.
O cimento obturador BIO-C® Sealer pode ser utilizado por meio dessa técnica, pois apresenta resultados positivos nos estudos sobre termo compactação, mostrando que os produtos permanecem estáveis mesmo quando submetidos à altas temperaturas.
Além disso, o BIO-C® Sealer também pode ser usado em outras técnicas de obturação, confira quais são as outras técnicas possíveis e muito mais:
Índice
Trilha do Splendor
É 100% online e gratuito, inscreva-se agora!
Trilha do Interlig
É 100% online e gratuito, inscreva-se agora!
Leia também!
Por que escolher biocerâmico para procedimento de capeamento pulpar?
5 min. de leitura
-17 de junho de 2024
Os materiais biocerâmicos já são consagrados na odontologia em alguns procedimentos, confira seu uso nos casos de capeamento pulpar
Continue lendoTudo sobre cimentação de pino de fibra de vidro
10 min. de leitura
-10 de maio de 2024
A cimentação de um pino de fibra de vidro pode apresentar desafios devido a vários fatores, incluindo a complexidade do
Continue lendoBem-vindo à Universidade Angelus
2 min. de leitura
-19 de abril de 2024
Neste mês, estamos orgulhosos de apresentar a mais recente novidade de nosso site, a Universidade Angelus. A Universidade Angelus é um centro de compartilhamento de conhecimento para dentistas. Nela você tem acesso a materiais informativos sobre nossos produtos disponíveis para download,
Continue lendo