Como investir em marketing digital para o consultório odontológico?

O marketing digital se tornou uma estratégia de divulgação e captação de clientes imprescindível em qualquer negócio, inclusive no consultório odontológico. Por meio desse método, é possível ampliar o seu alcance e ser visto por um grande número de pessoas. Além disso, a depender da estratégia adotada, ele pode representar um investimento mais baixo do […]

Angelus

6 min. de leitura

-

30 de dezembro de 2022

Compartilhe:

O marketing digital se tornou uma estratégia de divulgação e captação de clientes imprescindível em qualquer negócio, inclusive no consultório odontológico. Por meio desse método, é possível ampliar o seu alcance e ser visto por um grande número de pessoas.

Além disso, a depender da estratégia adotada, ele pode representar um investimento mais baixo do que outras mídias, revelando um ótimo custo-benefício. Por esse motivo, o marketing digital ganha cada vez mais adeptos no mercado.

Quer entender como essa estratégia de marketing pode ajudar o seu consultório odontológico e como investir nela? Continue a leitura e confira!

 

O que é o marketing digital e para que serve?

O marketing digital consiste na promoção de produtos, marcas ou serviços por meio das mídias digitais. Dessa maneira, ele tem como objetivo atrair clientes, criar relacionamentos e fortalecer a marca por meio da internet.

O método pode ser aplicado em diversos canais digitais, como blogs, sites, redes sociais, e-mails e mecanismos de busca. Ademais, qualquer indivíduo ou empresa que queira se promover via web pode utilizar o marketing digital.

 

Por que dentistas precisam investir em marketing digital?

Agora que você já sabe o que é o marketing digital, é o momento de descobrir por que dentistas devem investir nele. Na prática, adotar a estratégia significa se adaptar às novas formas como as pessoas consomem serviços e produtos.

Se antigamente os consumidores buscavam indicações sobre bens e serviços com pessoas conhecidas, hoje eles também procuram recomendações na internet. Com apenas alguns cliques, as pessoas obtêm informações importantes sobre uma marca ou profissional.

Com os serviços odontológicos, isso não é diferente. Muitas pessoas recorrem à web quando precisam de um dentista. Nesse momento, o profissional que se faz presente no meio digital se destaca da concorrência.

Afinal, com as estratégias adequadas, o seu consultório odontológico pode ocupar as primeiras posições nas páginas de pesquisa e, até mesmo, criar uma audiência com o público-alvo. Dessa maneira, é possível captar clientes por meio da internet.

Por exemplo, ao produzir conteúdos de relevância para os usuários, a sua página na web pode ser indicada pelo Google em buscas sobre o tema. Então as pessoas chegam até o seu site e você tem a oportunidade de mostrar a importância e o diferencial do seu atendimento.

Além disso, há chances de criar um relacionamento mais estreito com essa audiência que pode estar pronta para se tornar um paciente. Outra possibilidade é educar o público para consumir o seu serviço.

Como resultado, sempre que um leitor engajado precisar de atendimento odontológico, ele terá o seu nome como referência de dentista e tende a procurar o seu consultório.

 

Como investir em marketing digital para o consultório odontológico?

Entendendo a importância do marketing digital para o consultório odontológico, você pode estar curioso para descobrir como investir nessa estratégia. A seguir, você acompanhará dicas que podem ajudar.

 

Identifique a sua persona

O primeiro passo para investir em marketing digital é criar uma persona para o seu negócio. Ela consiste na figura do seu cliente ideal, sendo mais específica que o público-alvo. Assim, você pode conversar diretamente com a audiência, atraindo os potenciais clientes com maior efetividade.

Para melhor compreensão, considere um endodontista. Nesse caso, o seu público-alvo são pessoas que precisam de tratamento de canal. Já a sua persona pode ser, por exemplo, um jovem adulto com rotina agitada e disposto a pagar por atendimentos mais rápidos e eficientes.

Dessa maneira, em vez de apenas oferecer o tratamento endodôntico, apresente os diferenciais que tornam o atendimento desse endodontista ideal para a persona dele. Por exemplo, a utilização de produtos e equipamentos que permitem maior eficiência e rapidez nos procedimentos.

 

Defina seus objetivos

Com a persona definida, é importante estabelecer os seus objetivos com o marketing digital. Isso porque cada meta pode exigir estratégias diferentes.

Por exemplo, se você deseja atrair o público para crescer nas redes sociais, é necessário produzir conteúdo de topo de funil. Ou seja, divulgar materiais que chamem atenção da audiência para a sua página.

Já se você tem uma boa audiência, mas com poucos atendimentos gerados a partir desse público, é o momento de criar conteúdos de conversão. Assim, é possível educar os consumidores a procurarem o seu serviço.


Crie uma identidade visual

A criação da identidade visual é uma etapa fundamental da estratégia de marketing. É por meio dela que o público pode reconhecer a marca e a sua área de atuação. De modo geral, serviços de saúde utilizam tons mais suaves e linhas mais simples para transmitir a sensação de acolhimento e bem-estar.

Portanto, ao escolher as cores e a logo da sua página na internet e do seu feed nas redes sociais, considere a harmonia dos tons e as sensações que a identidade visual transmite.


Escolha os canais para estar presente

Como você viu, existem diversos canais digitais nos quais um negócio pode estar presente. Logo, é necessário escolher quais deles são mais interessantes para o seu consultório odontológico — e em qual você se adapta melhor.

Afinal, a constância na produção de conteúdos é fundamental para o sucesso da estratégia de marketing. Nesse sentido, os blogs e as redes sociais populares, como o Instagram, podem ser canais que proporcionam melhores resultados.


Ofereça conteúdo de qualidade

Além da constância nas redes e páginas da web, é imprescindível produzir conteúdos de qualidade para a sua audiência. Por meio desses materiais, você pode manter o seu público engajado e gerar autoridade na internet.

Já nos blogs, os conteúdos relevantes e otimizados para busca ajudam a sua página a se posicionar nos buscadores da web. Isso porque, se um post oferece boa experiência aos usuários, os mecanismos tendem a colocá-lo nas primeiras posições dos resultados das pesquisas.

Sendo assim, não basta publicar qualquer material na internet. Para que sua estratégia de marketing digital funcione, é necessário oferecer conteúdos que gerem valor.

 

Neste post, você aprendeu como o marketing digital pode ajudar o seu consultório odontológico a atrair mais clientes. Agora, não deixe de colocar as nossas dicas em prática para atualizar a sua estratégia de publicidade!

Gostou deste post? Deixe um comentário abaixo!

Deixe um comentário