Experiência do cliente

Investir na experiência do cliente é essencial para o crescimento do negócio. Saiba como melhorá-la para encantar o paciente no consultório odontológico.

Angelus

6 min. de leitura

-

30 de setembro de 2022

Compartilhe:

Como encantar seu paciente no consultório de odontologia?

O mercado odontológico está se tornando cada vez mais competitivo, o que leva os profissionais da área a repensarem estratégias para atrair mais pacientes para o consultório. Nesse sentido, a solução pode estar na experiência do cliente.

Ao colocar o paciente no centro dos esforços da clínica, você pode oferecer um serviço alinhado aos seus interesses e necessidades. Com isso, existe a possibilidade de ele criar uma percepção positiva sobre sua marca, o que pode se traduzir em oportunidades de vendas adicionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra como encantar seu paciente no consultório odontológico por meio do investimento na experiência do cliente!

 

O que é experiência do cliente?

Inicialmente, é preciso entender o conceito de experiência do cliente — ou customer experience, em inglês. Ela refere-se a todo contato que o consumidor tem com uma marca, produto ou serviço durante sua jornada de compra.

Assim, a experiência do paciente pode começar, por exemplo, quando ele encontra um conteúdo do seu consultório nas redes sociais e interage com o post ao deixar um comentário. Depois, o consumidor pode acessar o perfil da marca para conhecer mais sobre o negócio.

Quando estiver pronto para a compra, o paciente entrará em contato com seu consultório para agendar uma visita porque lembrou daquela interação. Esse momento é o mais crítico da jornada, pois o serviço prestado é o que definirá se a experiência — como um todo — foi positiva ou não.

 

Qual a importância da experiência do cliente no consultório odontológico?

Agora que você conhece o termo experiência do cliente, é o momento de saber quais são as vantagens de melhorá-la. Assim, você será capaz de compreender a importância dessa estratégia para o consultório odontológico.

 

Vantagem competitiva

Ao oferecer uma experiência bem-sucedida, o paciente ficará satisfeito com o serviço prestado. Quando isso acontece, ele tende a escolher a empresa em detrimento de outra. Portanto, a estratégia traz vantagem competitiva para o negócio.

 

Fidelização de clientes

Como boas experiências tendem a fazer com que os pacientes satisfeitos procurem novamente um consultório, é mais fácil eles se tornarem fiéis à marca. Assim, caso eles precisem realizar novos tratamentos, as chances de que eles retornem à sua clínica são maiores.

 

Otimização de recursos

Quando o paciente se sente satisfeito com a experiência, ele tende a recomendar o serviço para outras pessoas. Assim, é possível conquistar novos clientes com a indicação dos atuais, sem realizar mais investimentos em marketing. Logo, há otimização de recursos financeiros.

 

Aumento da receita

Uma boa experiência faz com que o cliente procure a marca, vindo a consumir outros serviços sempre que surgir uma necessidade. Ele ainda atrai novos clientes para o negócio — sem custos adicionais. Portanto, a estratégia pode aumentar a receita do seu consultório.

 

Como melhorar a experiência do cliente no consultório odontológico?

Depois de entender a importância de investir na experiência do cliente, é preciso aprender como encantar seu paciente no consultório odontológico. Para isso, vale a pena conhecer as práticas que você pode implementar no seu negócio. Entre elas, destacam-se:

 

Conheça o perfil do cliente ideal

Antes de desenvolver práticas que promovam a melhora na experiência do paciente, é essencial entender quem, de fato, é o seu cliente. Dessa forma, é possível personalizar toda jornada de compra — o que contribui para que ele avance em cada etapa do processo até contratar seu serviço.

Para isso, vale a pena coletar informações sobre os clientes atuais e potenciais por meio de pesquisas realizadas pela internet ou presencialmente. Ao fazer essa busca, tente identificar as principais características desse público e suas preferências.

Ademais, observe as necessidades do cliente. Ou seja, procure entender quais motivos levam os pacientes a escolher um consultório de odontologia. Assim, a partir desses dados, é possível criar ações mais direcionadas para oferecer uma boa experiência.

 

Tenha atenção ao atendimento

Depois de conhecer o perfil do cliente ideal, é a hora de definir estratégias para melhorar a experiência do seu público. Nesse sentido, vale a pena começar pelo atendimento ao cliente, já que a equipe envolvida nisso está em contato com ele em diversas etapas da jornada de compra.

Esse é o caso, por exemplo, da fase do agendamento de consultas. Para que o paciente tenha uma boa experiência nesse momento, é preciso descomplicar o processo. Uma alternativa é o auto agendamento. Nele, o cliente pode marcar o próprio horário, de forma simples e prática.

Além disso, é importante oferecer um atendimento humanizado na recepção do consultório. Desse modo, o paciente se sentirá confortável antes da consulta. Algumas dicas são: tratá-lo pelo nome e garantir um ambiente confortável para tornar o tempo de espera mais prazeroso.

 

Proporcione um ambiente agradável

Outro ponto que contribui para que a experiência do cliente seja positiva é o próprio ambiente do consultório odontológico. Isso inclui o estacionamento, a recepção e, especialmente, a sala de atendimento do dentista. Afinal, é nela que o paciente fica durante os procedimentos.

Portanto, crie uma atmosfera local que possa interferir de forma positiva no humor do paciente. Por exemplo, use cores que façam com que ele se sinta calmo, disponibilize cadeiras confortáveis e coloque uma música ambiente para dar um toque aconchegante.

 

Ajude os pacientes a cuidarem melhor de si

Por fim, o último ponto a ser abordado é o contato do profissional com o paciente. É nesse momento que o cliente forma a sua percepção final sobre o negócio. Logo, é fundamental pensar em formas de melhorar a experiência dele durante o atendimento.

Nesse sentido, você pode buscar saber como o paciente mantém os cuidados com a saúde bucal, tirar suas principais dúvidas sobre os tratamentos e ensiná-lo a cuidar corretamente do sorriso. Dessa forma, ele se sentirá mais valorizado — o que contribui para que sua experiência seja positiva.

Como você viu, investir na experiência do cliente é fundamental para o crescimento do seu consultório odontológico. Portanto, não deixe de adotar as recomendações acima e comece a encantar os seus pacientes hoje mesmo!

Se quiser saber mais sobre como melhorar a experiência do cliente no consultório odontológico, aprenda também como fortalecer a relação entre dentista e paciente.

 

Deixe um comentário